sexta-feira, 23 de março de 2012

Cientistas descobrem proteína que leva à perda de cabelo

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, encontraram uma pista biológica para a calvície que poderia levar a um tratamento para interromper ou até mesmo reverter o afinamento dos cabelos. Em análises com homens calvos e roedores de laboratório, os cientistas identificaram uma proteína que leva à perda de cabelos, segundo estudo publicado na revista especializada "Science Translational Medicine".

A maioria dos homens começa a perder os cabelos na meia-idade. Até os 70 anos, 80% deles enfrentam alguma perda de cabelo. O hormônio sexual masculino testosterona tem um papel importante no processo, assim como os fatores genéticos. Eles provocam a diminuição dos folículos capilares, até que eles se tornem tão pequenos que parecem invisíveis, levando à aparência da calvície.

Os pesquisadores de Pensilvânia analisaram quais genes são ativados quando os homens começam a perder os cabelos.  Eles verificaram que os níveis de uma proteína-chave chamada prostaglandina D sintetase são elevados nas células dos folículos capilares localizados em áreas calvas do couro cabeludo.

Testes clínicos

Camundongos criados para ter níveis altos da proteína ficaram completamente calvos e cabelos humanos transplantados pararam de crescer quando receberam a proteína.

A inibição do crescimento do cabelo é ativada quando a proteína se liga a um receptor nas células dos folículos capilares. "Essencialmente, mostramos que a proteína prostaglandina era elevada no couro cabeludo calvo dos homens e que ela inibia o crescimento capilar. Então identificamos um alvo para o tratamento da calvície masculina", afirma o dermatologista George Cotsarellis, coordenador do estudo. "O próximo passo será procurar compostos que afetam esse receptor e também descobrir se bloquear esse receptor poderia reverter a calvície ou somente preveni-la. Esta é uma questão que poderá levar um tempo para ser respondida", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário