segunda-feira, 12 de março de 2012

Menino que não pode comer fritas receberá rim da avó

O menino britânico Stevie Plavecz-Maples, de 4 anos, nunca comeu batatas fritas, nunca foi a uma piscina e não pode nem mesmo tomar um banho de banheira. Seu corpo não consegue processar certos alimentos, e ele precisa usar um cateter para diálise que o impede de entrar na água. Mas sua vida pode ser completamente mudada graças à ajuda da avó, Tracy, de 48 anos, que se prontificou a doar um de seus rins ao neto.

Stevie nasceu com um bloqueio na uretra que levou a uma doença renal crônica (DRC) em estágio avançado. Seus rins pararam de funcionar, e sua única esperança de uma vida normal é um transplante. O menino atualmente é obrigado a passar por seis sessões semanais de diálise. Ele fica ligado à máquina por dez horas em cada sessão. Stevie já havia passado por um transplante de rim em janeiro de 2011, mas o novo órgão parou de funcionar por causa de um coágulo sanguíneo.

Compatibilidade

Quando a mãe de Stevie, Gemma, de 28 anos, e seu pai, John, de 31, foram a uma clínica para verificar se poderiam doar seus rins ao filho, Tracy, mãe de Gemma, pediu para ir junto. Ela também foi testada e descobriu a compatibilidade de seu órgão com o neto. Segundo médicos, é uma prática comum testar os membros mais velhos de uma família primeiro para verificar a compatibilidade para um transplante. Se o rim transplantado falhar no futuro, os membros mais jovens da família ainda estarão em condições de doar se tiverem compatibilidade.

Normalmente, os transplantes de rim duram apenas entre 10 e 15 anos, então é provável que Stevie necessitará de vários transplantes ao longo de sua vida. “Eu somente pensei que poderia dar ao meu neto uma melhor qualidade de vida. É uma sensação muito boa pensar que posso fazer isso por ele”, afirma Tracy. Os médicos esperam que o transplante seja realizado em maio.

"Um monte de batatas"

Os pais de Stevie dizem que o menino está ansioso pelo transplante. “Ele sabe que tem rins que não funcionam e entende quando eu digo a ele que não pode comer algumas coisas”, observa Gemma. “Ele também sabe que vai ganhar o rim da avó. Ela é realmente brilhante. É fantástica”, afirma.

“Mas o que ele realmente não pode esperar para fazer é tomar um banho de banheira. Por causa do cateter, ele só pode tomar duchas. Ele também quer ir à piscina e comer batatas fritas”, comenta. “Ele também sabe que quando isso acontecer há muito mais coisas que ele poderá comer e que ele não ficará tão cansado e poderá correr e brincar com os amigos”, diz. O menino complementa: “Você sabe quantas batatas fritas vou comer quando ganhar o rim da vovó? Um monte de batatas fritas”.

Pais ainda poderão doar rins a Stevie no futuro, em caso de necessidade - (Foto: BBC Brasil).

 Para Tracy Plavecz, poder ajudar o neto "é uma sensação muito boa"  - (Foto: BBC Brasil).

Stevie precisa hoje de seis sessões semanais de diálise, de dez horas cada uma - (Foto: BBC Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário