terça-feira, 27 de março de 2012

Mais um microfone ligado deixa Obama de calça-curta

Na vida real, e principalmente na política, há pelo menos dois inimigos mortais: uma esposa ou companheira insatisfeita, e um microfone ligado mas despercebido. Obama certamente vai querer ser mais cauteloso quando estiver perto de microfones. Pela segunda vez em seis meses, um microfone ligado captou uma conversa privada entre o presidente americano e um líder mundial, desta vez o líder foi o presidente russo, Dmitri Medvdev [da outra vez, o interlocutor de Obama foi o presidente francês Nicolas Sarkozy].

Em Seul, nesta segunda-feira, Obama assegurou ao presidente russo, que está deixando o cargo, que se poderá chegar a um acordo sobre um controverso sistema de defesa por mísseis  após a eleição deste ano. "Isso pode ser resolvido, mas é importante que ele me dê algum espaço", referindo-se ao recém-eleito presidente russo, Vladimir Putin. "Essa é minha última eleição. Depois de eleito, terei mais flexibilidade".

O programa CBS News e a CNN têm um áudio dessa conversa, que se seguiu a um encontro de 90 min entre Obama e Medvdev sobre um sistema de defesa por mísseis que os EUA planejam instalar na Europa. A rússia se opõe vigorosamente a tal projeto, mas os EUA argumentam que ele é necessário como proteção contra um Irã nuclear.

O candidato potencial do Partido Republicano à presidência americana, Mitt Romney aproveitou imediatamente esse registro indiscreto em um comício em San Diego horas depois, classificando de "alarmantes" e "perturbadoras" as afirmações do presidente. O presidente da Câmara dos Deputados, o republicano John Boehner, juntou-se à rixa pelo Twitter:  "Ficamos na expectativa de saber o que ele quis dizer com 'mais flexibilidade' na defesa com mísseis".

O incidente fez lembrar um outro, também embaraçoso, ocorrido em novembro passado, quando um microfone captou uma troca de comentários depreciativos entre Obama e o presidente francês, Nicolas Sarkozy  sobre o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu: "Você está de saco cheio com ele, mas tenho que lidar com ele mais frequentemente do que você", ouviu-se Obama dizer a Sarkozy numa reunião econômica do G-20.

Obama pede ajuda política ao presidente russo Dmitri Medvdev em Seul, sem saber que o microfone estava ligado - (Foto: Ria Novosti/EFE).

3 comentários:

  1. Estes microfones ligados já derrubaram muitos mitos.
    Mas as melhores indiscrições foram detetadas pelo WIKILEAKS.
    E por conta disto, prenderam e calaram o homem, pois todas as grandes potências espionam seus desafetos mas não admitem em hipótese alguma que sejam questionadas suas ações tidas como boazinhas....

    ResponderExcluir
  2. O embaixador Rubens Ricúpero, quando ministro da Fazenda de FHC, caiu por causa de um microfone desses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta eu lembro muito bem.
      Tinha acabado de vender 20.000,00 dólares e aplicado em ações, no dia em que vi a reportagem no JN.
      No dia seguinte, pela manhã autorizei a venda total das ações a preço de mercado.
      Perdi 3% na recuperação do susto do mercado, mas ganhei pois após uma semana tinham desabado mais de 20%.

      Excluir