segunda-feira, 19 de março de 2012

Governo britânico quer cobrar por visitas ao Big Ben

Uma discussão irrompeu no Reino Unido, em relação a planos para fazer os turistas pagarem para visitar o Big Ben.  Autoridades da Casa dos Comuns disseram que isso é necessário para cobrir custos. Mas, alguns membros do Parlamento (MPs) descreveram essa iniciativa como "vergonhosa", e solicitaram um debate sobre o assunto.

Ele é uma das atrações imperdíveis para quem visita Londres. A maioria dos turistas consegue vê-lo apenas por fora. Mas, para alguns poucos milhares de pessoas por ano que organizam um tour por ele, isto é o que ouvem lá dentro ... o som metálico da velha máquina que opera o relógio, e aqueles blim-blões. Ele pode ser visitado apenas se isso for programado com antecedência, contatando-se um membro do Parlamento, o que usualmente é feito apenas pelo pequeno número de residentes do Reino Unido que sabem disso.

Mas, ao contrário dessas visitas serem grátis no futuro, serão cobradas 15 libras por pessoa. Funcionários da Casa dos Comuns dizem que isso simplesmente cobrirá as 111 mil libras anuais gastas com a realização das visitas. Mas, um grupo de MPs irritados argumenta que residentes do Reino Unido já pagam por isso através de seus impostos. Dizem ainda que o Big Ben é um símbolo da democracia britânica conhecido  mundialmente, e conhecê-lo devia ser grátis.

[Ao contrário do que muita gente pensa, Big Ben é o nome popular dado ao sino de 13 t que está na Torre do Relógio, nome esse que acabou sendo dado por extensão também à própria torre. O relógio é o maior relógio sonoro, de carrilhão, de quatro faces do mundo, e a torre é a terceira torre desse gênero (isolada, sem apoios laterais) no mundo. A torre completou 150 anos em 31 de maio de 2009.]

A famosa Torre do Relógio, em Londres, que abriga o sino Big Ben, que acabou dando nome também à Torre do Relógio - (Foto: Google).

Nenhum comentário:

Postar um comentário