sexta-feira, 23 de março de 2012

Militar recebe medida disciplinar após criticar Obama no Facebook

A Marinha dos Estados Unidos iniciou nesta semana uma ação disciplinar contra um sargento que comentou na rede social Facebook dizendo que se recusaria a seguir ordens do presidente Barack Obama.

O sargento Gary Stein, 26, poderá ser punido por emitir opiniões políticas na rede social, em uma página chamada "Armed Forces Tea Party", em referência ao movimento republicano conservador. "Eu digo que apertem Obama. Eu não vou seguir ordens dele para mim", afirmou o militar.  O comentário foi removido da página. Em entrevista ao jornal "San Diego Union-Tribune", Stein disse que não se lembra exatamente da frase, mas disse que faz parte de um debate sobre a punição dada aos soldados que queimaram cópias do Alcorão em uma base no Afeganistão, no mês passado.

O militar ainda diz que esclareceu a questão, afirmando que não seguiria ordens ilegais do presidente, e disse que o comando militar teria violado sua liberdade de expressão. "Não há documento no mundo que supera a Constituição dos Estados Unidos", frase que foi atribuído ao sargento pelas investigações. 

O Departamento de Defesa americano autoriza o pessoal militar a expressar opiniões políticas, desde que não se identifiquem como representantes das Forças Armadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário