sexta-feira, 2 de março de 2012

Parafraseando Fidel Castro, chanceler espanhol diz "não recuamos em relação a Gibraltar nem para tomar impulso"

Não é apenas com a Argentina que o Reino Unido tem problemas de disputa de território e soberania. Com a Espanha a desavença relaciona-se com o território de Gilbratar, que pertence à Grã-Bretanha desde 1713 -- em dois referendos, um em 1967 e outro em 2002, os gibraltarinos recusaram transferir-se para a soberania da Espanha. A reportagem traduzida abaixo foi publicada pelo jornal espanhol El Mundo no dia 23 de fevereiro passado.

O ministro espanhol de Assuntos Externos, José Manuel García-Margallo, confia em que na próxima Assembeia-Geral a ONU discuta  os conflitos de Gibraltar e das Ilhas Malvinas, e expresse seu apoio a uma negociação. Ao final da conferência sobre a Somália em Londres, García-Margallo disse em entrevista à imprensa que, diante da reivindicação que tanto a Espanha como a Argentina reiteraram sobre esses territórios, o razoável é que a ONU fale de ambos os conflitos em sua próxima assembleia-geral e volte a repetir que "temos que negociar".

Durante a conferência da Somália, o chanceler espanhol teve um encontro bilateral com seu colega britânico William Hague no dia 23/02, ao qual transmitiu a postura do novo governo espanhol favorável à retomada de um "diálogo construtivo" sobre Gibraltar. A postura oficial espanhola é "não recuar, como diria o comandante Castro, nem para tomar impulso", assinalou o chanceler na entrevista à imprensa, admitindo que Hague só lhe disse que "conversaremos" sobre Gibraltar.

O governo britânico rechaça por completo uma negociação sobre o "Peñon" (penhasco), a menos que assim o queiram os gibraltarinos, como disse no dia 21/02 o primeiro-ministro britânico David Cameron ao presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, após uma reunião de ambos em Londres.

O chanceler espanhol postulou retomar o chamado Processo de Bruxelas, pelo qual a Espanha e o Reino Unido se comprometeram em 1984 a negociar o domínio da colônia, e informou que a Espanha comunicará por escrito ao Reino Unido seu repúdio a que os gilbratarinos tenham direito de veto sobre um eventual início de negociações. [Considerando as situações e as decisões dos habitantes das Malvinas/Faklands e de Gilbratar, fico curioso em saber como fica o conceito de "autodeterminação dos povos" nesses dois casos, quer pelas partes envolvidas quer pela ONU.]

Essa posição do chanceler espanhol será em resposta a uma carta enviada há três anos pelo ministro britânico Jack Straw e nunca respondida por seu antecessor, Miguel Ángel Moratinos. O ministro espanhol assinalou que amanhã mesmo [dia 24/02] responderá por escrito que "essa posição é contrária a Bruxelas e à doutrina das Nações Unidas", para evitar que "se crie jurisprudência" em direito internacional.

Segundo García-Margallo, além disso, o urgente neste momento é "desobstruir"  o Fórum de Coopertação, para convertê-lo em um diálogo de quatro partes -- governos britânico e espanhol, Gibraltar e Campo de Gilbraltar (sul de Espanha) -- e dedicá-lo a questões administrativas, mas nunca a temas de soberania ou jurisdição.

O chanceler espanhol García-Mallargo na comissão de Assuntos Externos do Congresso -- (Foto: Juan Carlos Hidalgo/Efe).


Nenhum comentário:

Postar um comentário