sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Infraero libera operação do jato A-380

A Emirates negocia com a Infraero para começar a operar com o superjumbo A-380 no aeroporto de Cumbica (Guarulhos) a partir de dezembro, notícia a Folha de S. Paulo em texto só disponível para assinantes e leitores do jornal. A companhia dos Emirados Árabes já recebeu o sinal verde da Infraero para iniciar a operação. [De duas, uma: ou a Emirates ainda não percebeu a incapacidade de Guarulhos de receber ainda esse tipo de avião mesmo sem sua lotação máxima, ou a Infraero endoidou de vez].

Com capacidade para até 853 passageiros, dependendo da configuração, o Airbus A-380 é o maior avião de passageiros do mundo. Com dois andares e 478 m² de área de cabine, o avião tem lounge, bar e camas privativas na primeira classe. Da ponta de uma asa à outra são 60 m, o que exige adaptações em alguns aeroportos. No caso de Guarulhos, falta apenas acertar o horário do voo. Segundo o superintendente de gestão operacional da Infraero, Marçal Goulsr, Guarulhos "suporta o desembarque dos passageiros do A-380 desde que seja fora do horário de pico". Se o aeroporto estiver fechado por problemas meteorológicos, a alternativa de pouso será o Galeão (RJ) ou Confins (MG) - [Essa Infraero é uma gozadora irresponsável! Só por milagre divino o Galeão consegue desembaraçar sem caos um contingente de tantos passageiros desembarcando de uma só vez, mesmo que seja de 500 passageiros como dito abaixo!]

A Emirates pediu inicialmente para pousar às 18h30 e partir à 1h. Mas, para não congestionar o aeroporto -- que já está saturado -- com a chegada de uma só vez de cerca de 500 passageiros [o que significa uma redução de 40% na lotação máxima do avião], a Infraero quer antecipar a chegada em pelo menos duas horas e adiar a saída em uma hora.

Para a Emirates, a alteração do horário pode reduzir as opções de conexão para os passageiros que partem do Brasil, diminuindo a atratividade do voo. Oficialmente, a empresa diz que não há definições sobre Guarulhos. "Hoje a companhia tem 15 A-380 em operação e outros 75 encomendados, e está sim em busca de novos mercados para operá-los", disse a companhia por meio de sua assessoria."A empresa está avaliando aeroportos no mundo inteiro para a utilização do A-380, e precisa do aval das autoridades locais para começar a levar em consideração a possibilidade de operação".

Segunda companhia a operar o A-380, a Emirates oferece duas configurações. A mais comum comporta 489 passageiros, com 14 na primeira classe e 76 na executiva. A Folha apurou que a intenção da Emirates é substituir o Boeing-777 na rota São Paulo - Dubai. Com 354 passageiros, o voo tem taxa de ocupação superior a 90%.
Um A380-800 da Emirates taxiando no aeroporto de Dubai (Foto: Wikipedia).




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