domingo, 7 de agosto de 2011

O Facebook é bom ou ruim para adolescentes?


No mês passado, fiz uma postagem sobre esse assunto, com uma abordagem um pouco  diferente. Acho que o assunto é realmente importante e merece ser reiterado.

Nada menos que 20 milhões de adolescentes abaixo de 18 anos têm contas no Facebook. Desse grupo, 7,5 milhões estão abaixo de 13 anos, a idade mínima fixada tanto por lei federal (nos EUA) como pelo próprio Facebook. Esses números vêm de uma pesquisa anunciada em junho pela revista  Consumer Reports. A revista descobriu também que muitos desses usuários abaixo da idade legal não estavam sendo supervisionados pelos seus pais e que 1 milhão de crianças havia sido "assediada, ameaçada, ou sujeita a outras formas de cyberbooling no site no ano passado".

Essa é uma das lentes para se ver o uso do Facebook pelas crianças: a lente do risco. Mas, pode-se argumentar que o site é uma ferramenta social útil para os púberes e  adolescentes, permitindo-lhes reforçar suas amizades já existentes, conectar-se com seus equivalentes que compartilham com eles interesses comuns e com os quais não poderiam "encontrar-se" de outra maneira, e expressar-se com criatividade recente. Sem dúvida, há oportunidade para bullying, mas isto não é necessariamente um produto do Facebook ou, de modo geral, das redes de comunicação social. Isso é um fato ou dado da adolescência e da puberdade, embora lamentável.

Ainda assim, o Facebook está adotando novas medidas para proteger as crianças da crueldade online. No início deste ano, a empresa apresentou um Centro de Segurança da Família (Family Safety Center) no site, e uma "ferramenta de denúncia social" (social reporting tool) destinada a ajudar as crianças a informar/denunciar assédio online a um adulto de confiança. Este mês, o Facebook anunciou um social pledge app (software de aplicação social, literalmente) a ser lançado no outono, que solicitará a pais, crianças, e professores um compromisso e um comprometimento para ajudar a acabar com o bullying online. Facebook ainda não explicou como isso irá funcionar, dizendo apenas que o compromisso será interativo.

O que você do uso do Facebook por crianças, púberes e adolescentes? Se você é um destes, você já teve algum problemas online? Se você é um pai, professor, um administrador escolar, ou qualquer pessoa que se preocupa com esses assuntos, você acha que o Facebook é um instrumento para o bem ou para o mal de crianças, púberes e adolescentes? O que você acha de uma outra rede de comunicação social, o Formspring? Os interessados foram solicitados a completar uma pesquisa sem exigência de identificação, ou enviar um e-mail para cyberbullying.slate@gmail.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário