Voltando ao Brasil se tornou um dos pintores preferidos de Dom Pedro II, inserindo-se no programa de mecenato do monarca e alinhando-se à sua proposta de renovação da imagem do Brasil através da criação de símbolos visuais de sua história. Tornou-se professor da Academia, respeitado e admirado por todos, e continuou seu trabalho pessoal realizando diversas outras pinturas históricas importantes, bem como retratos e paisagens. Com o advento da República, por estar demasiado vinculado ao Império, caiu no ostracismo, e acabou sua vida em precárias condições financeiras, já esquecido por todos.
Retrato de Victor Meirelles - (Foto: Wikipédia).
Reproduzo a seguir algumas de suas obras (clique em cada imagem para ampliá-la) -- salvo indicação em contrário, a fonte das ilustrações é sempre o Google.
A primeira missa no Brasil (1860) - óleo sobre tela (268 x 356 cm). Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.
A Batalha dos Guararapes (1879) - óleo sobre tela (494,5 x 923 cm). Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.
Estrada para os Guararapes (18?) - aquarela (21,5 x 29 cm). Parte das pesquisas de campo que o pintor fez para a sua Batalha dos Guararapes. Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro.
A Batalha Naval do Riachuelo (1872) - óleo sobre tela (820 x 420 cm). Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro.
A Batalha Naval do Riachuelo (1882-1883) - óleo sobre tela. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.
Estudo para A Batalha Naval do Riachuelo (1871-1872). Museu Victor Meirelles, Florianópolis (SC).
A Batalha Naval do Riachuelo (1882-1883) - óleo sobre tela. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.
Estudo para A Batalha Naval do Riachuelo (1871-1872). Museu Victor Meirelles, Florianópolis (SC).
São João Batista no cárcere, pintado em 1852 durante a estadia do pintor na Europa - (óleo sobre tela, 88,7 x 105,9 cm). Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.
A degolação de São João Batista (1855, durante a estadia do pintor na Europa) - óleo sobre tela. Museu Victor Meirelles, Florianópolis (SC).
Moema (1866) - óleo sobre tela (129 x 190 cm). Museu de Arte de S. Paulo Assis Chateaubriand (MASP), São Paulo.
Dom Pedro II (1864) - óleo sobre tela (252 x 165 cm). Museu de Arte de S. Paulo Assis Chateaubriand (MASP), São Paulo.
Dona Teresa Cristina (1864) - óleo sobre tela (265 x 176,5 cm). Museu de Arte de S. Paulo Assis Chateaubriand (MASP), São Paulo.
O Dr. José Maria Chaves (1873) - óleo sobre tela (220 x 137 cm). Museu de Arte de S. Paulo Assis Chateaubriand (MASP), São Paulo.
Juramento da Princesa Isabel (1875) - óleo sobre tela (177 x 260 cm). Museu Imperial, Petrópolis (RJ).
Estudo para Panorama do Rio de Janeiro (1885) - Morro do Castelo. Parte de um imenso painel de vários segmentos, dos quais seis estão conservados no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro: "Entrada da Barra do Rio de Janeiro", "Morro do Castelo" (foto acima), "Ilha das Cobras", "Vista sobre a Candelária", "Largo do Rocio" e "Morro do Corcovado e Tijuca". Ver os panoramas de victor meirelles - Revista Complexus.
Estudo para Panorama do Rio de Janeiro (1885) - Morro do Castelo. Parte de um imenso painel de vários segmentos, dos quais seis estão conservados no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro: "Entrada da Barra do Rio de Janeiro", "Morro do Castelo" (foto acima), "Ilha das Cobras", "Vista sobre a Candelária", "Largo do Rocio" e "Morro do Corcovado e Tijuca". Ver os panoramas de victor meirelles - Revista Complexus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário