sábado, 16 de fevereiro de 2013

Blogueiros estragam armação do governo iraniano com seu avião "invisível"

Uma imagem do jato de caça "invisível" (stealth fighter jet) iraniano, o Qaher-313,  distribuída pela pela agência estatal de notícias do Irã - ("Foto": Khouz News).


A imagem do novo caça "invisível" iraniano patrulhando os céus foi arquitetada para causar espanto e admiração entre os inimigos do país. Mas, a alegada superioridade militar iraniana caiu por terra quando blogueiros descobriram que, na realidade, a imagem do caça havia sido superposta sobre a de picos nevados por meio do Photoshop. Especialistas já haviam manifestado dúvidas em relação ao Qaher-313, o segundo avião produzido em casa pelo Irã, revelado este mês em uma cerimônia especial que contou com a presença do presidente Ahmadinejad.  [Os caças "stealth" utilizam a tecnologia de dissimulação, com características que permitem interferir no radar inimigo e, também, reduzir sua detecção nos espectros infravermelho, visual, áudio e radiofrequência-- a tecnologia da dissimulação teria sido iniciada na Alemanha, durante a Segunda Grande Guerra.]

O caça, dito como combinando as caracter as características dos caças americanos US-F35 e F-22, não poderia voar porque era muito pequeno e feito de plástico, alega a crítica. Sem rebites e parafusos, o avião era um modelo em miniatura ou, no melhor das hipóteses, um protótipo de teste, segundo especialistas em aeronáutica. [Esta história me cheira mal contada -- acho os iranianos macacos velhos demais para fazer uma besteira dessas; por outro lado, a simples admissão da possibilidade de ser um protótipo muda radicalmente a história.]

O caça americano F35, fabricado pela Lockheed Martin - (Foto: Google).

O caça americano (stealth fighter) F22 "Raptor", fabricado pela Lockheed Martin - (Foto: Google).

O site da agência estatal Khouz News publicou uma foto do Qaher-313 em um voo imponente, sobrevoando o pico de uma montanha. Blogueiros iranianos, entretanto, perceberam que a foto era idêntica à revelada na cerimônia oficial de 2 de fevereiro. O ângulo do avião, o reflexo da luz e as sombras eram os mesmos. A única alteração era que a imagem teria sido superposta sobre uma imagem de fundo retratando o monte iraniano Damavand, retirada do site de armazenamento de imagens PickyWallpapers.com e ligeiramente iluminada.

Ahmad Vahidi, o ministro iraniano da Defesa, havia informado que o caça podia voar a baixa altitude para evitar radar, poderia levar uma carga de armamentos e era construído com "materiais high-tech". Entretanto, a foto "forjada" do voo confirmou a opinião de céticos como David Cenciotti, que escreve para o blogue Aviationist.  Analisando a imagem inicial liberada pelo Irã, ele disse que a cabina parecia ser demasiado pequena para acomodar um piloto humano, e estava cheia de controles "de um tipo que você espera encontrar em aviões privados pequenos". Cenciotti disse ainda que "as entradas de ar são extremamente pequenas, ao passo que a seção da turbina não apresenta nenhum tipo de bocal ou tubeira: a pós-combustão das turbinas poderia derreter todo o jato".

A revista de aviação Flight International disse que a má qualidade da cena do voo apresentada pelo Irã parecia mostrar muito mais um avião de controle remoto feito para se parecer com o Qaher-313. John Reed, especialista militar e em defesa da revista Foreign Policy (Política Externa), disse: "É seriamente improvável que tal aeronave tenha espaço para acomodar a aviônica, os radares, os equipamentos de contramedidas eletrônicas, o dispositivo contra aquecimento e, o mais importante de tudo para um caça, o armamento que faz com que os jatos "invisíveis" modernos sejam eficientes".


As duas fotos que teriam sido utilizadas para gerar a foto do início desta postagem - (Fotos: PetaPixel).

O Irã fez pouco das dúvidas, classificando-as como "propaganda inimiga". Mas, a publicação da foto no Khouz News, um website que focaliza notícias da província de Khuzestão, no sudoeste do país, sugere que o regime esteja querendo impressionar um público interno com "evidência" de avanço científico. Embora a República Islâmica possa estar longe de construir o caça "invisível" perfeito, ela está se saindo melhor usando o Photoshop. Anteriormente, o Irã já havia sido apanhado fazendo trapaça, ao adicionar digitalmente em uma foto de 2008 um quarto míssil em um teste desse armamento.

Notícias de que o Irã havia enviado com um sucesso um macaco ao espaço este mês foram questionadas, quando dois animais diferentes foram apresentados nas fotos da mídia estatal.

No ano passado, o Irã alardeou de ter construído o Koker 1, o primeiro VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) de lançamento vertical no mundo. Após exame minucioso das fotos liberadas pelos iranianos, o piloto e blogueiro Gary Mortimer concluiu que o projeto apresentava uma notável semelhança com um veículo que havia sido construído e lançado por uma equipe da Universidade de Chiba, no Japão, em 2008.

Um comentário:

  1. Todos os governos fazem isso, israel,EUA e antiga união sovietica forjam coisas ao montes, desde a 'conquista' da lua até morte de supostos terroristas nunca achados .

    E não existe avião inivisive ok, isso é mentira, qualquer radar avançado pega esses aviões , na guerra do kosovo um desses aviões foi abatido por ter sido flagrado no radar.

    ResponderExcluir