quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Surge no Reino Unido o primeiro caso de transmissão direta, pessoa a pessoa, de vírus semelhante ao da pneumonia asiática

Especialistas da área de saúde informaram que um parente de um paciente no Reino Unido (RU), que recentemente contraiu um vírus potencialmente fatal semelhante ao da pneumonia asiática (SARS - Severe Acute Respiratory Syndrome, em inglês), ficou também contaminado.

Na segunda-feira, a Agência de Proteção à Saúde (HPA, em inglês) informou que uma pessoa que recentemente viajou para o Oriente Médio e Paquistão estava sob tratamento numa UTI de um hospital de Manchester, por estar contaminado por um novo tipo de coronavírus.  Agora, autoridades confirmaram que um parente do paciente, que reside também no RU, foi contaminado e está internado no Queen Elizabeth Hospital, em Birmingham.  Acredita-se que esse parente, que não tem nenhum histórico recente de viagem, possui uma condição médica que pode torná-lo mais suscetível a infecções respiratórias.

Foto dogital, com microscópio eletrônico, de coronavírus causador da pneumonia asiática (SARS, em inglês). - (Foto: Alamy).

Esse caso traz para 11 o número de casos confirmados ao redor do mundo de contaminação por esse vírus, três dos quais no RU disse a HPA.  No ano passado, autoridades de saúde britânicas identificaram outro caso do novo coronavírus.

Um homem de 49 anos, do Qatar, foi tratado no Hospital St Thomas em Londres depois de ser contaminado. Especialistas da área de saúde alertam que o risco para a população em geral "permanece muito baixo".

O professor John Watson, chefe de doenças respiratórias da HPA, disse: "A confirmação de infecção pelo novo coronavírus de pessoa sem histórico de viagem para o Oriente Médio sinaliza que uma transmissão pessoa a pessoa ocorreu, e que isso se deu no RU. Esse caso é o de um membro da família que esteve em contato pessoal próximo com o paciente inicial, e que pode ter se exposto à infecção devido à sua condição de saúde preexistente. Até agora, era limitada a evidência de transmissão pessoa a pessoa. Embora esse caso forneça uma forte evidência para esse tipo de transmissão, o risco de infecção na maioria das circunstâncias é considerado ainda como sendo muito baixo".

"Se o novo coronavírus fosse mais infeccioso", continua o Dr. Watson, "seria de se esperar um número de casos maior do que o que temos visto dese que o primeiro caso foi relatado há três meses. No entanto, esse novo desenvolvimento [do vírus] justifica as medidas que foram imediatamente postas em prática para evitar qualquer disseminação adicional da infecção, e para acompanhar contatos com casos conhecidos. À luz desse caso mais recente, gostaríamos de enfatizar que se mantém muito baixo o risco associado ao novo coronavírus para a população do RU em geral".

Cinco pacientes morreram vitimados pela doença infecciosa, nenhum deles no RU. A HPA informou que houve cinco casos confirmados na Arábia Saudita, resultando em três mortes, enquanto dois pacientes medicados na Jordânia morreram.  Um paciente do Qatar foi tratado na Alemanha, mas já recebeu alta.

Os pacientes contaminados apresentaram doença respiratória séria, com febre, tosse, respiração entrecortada e dificuldade para respirar. Os coronavírus são responsáveis pela maioria dos resfriados comuns, mas podem causar também a SARS. Em 2003, centenas de pessoas morreram depois de um surto na Ásia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário