terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Pesquisa deteta queda de 50% na contagem de esperma em jovens saudáveis que assistem a 20h de TV por semana

Homens saudáveis que assistem a mais de 20 horas de TV por semana têm quase metade da contagem de esperma em comparação com homens que assistem poucas horas de programação, indica um estudo publicado na revista on-line “British Journal of Sports Medicine”. Já aqueles que se exercitam por 15 horas ou mais por semana têm uma contagem 73% maior que aqueles que fazem poucos exercícios.

A qualidade do sêmen parece ter se deteriorado nas últimas décadas, embora o motivo não esteja claro, segundo os pesquisadores. Para descobrir se o sedentarismo era um dos fatores eles analisaram a qualidade do sêmen de 189 homens entre 18 e 22 anos entre 2009 e 2010, todos de Rochester, no estado de Nova York, EUA. No estudo, os voluntários responderam sobre quantidade e intensidade dos exercícios semanais nos três meses anteriores e o número de horas passadas em frente à TV assistindo a DVDs, vídeos ou à programação no mesmo período. Eles também falaram sobre fatores que pudessem afetar a qualidade do esperma, incluindo problemas na saúde reprodutiva, dieta, níveis de estresse e tabagismo. Mais da metade dos homens estava na faixa normal de peso e altura e três em cada quatro não fumavam. A prevalência de problemas na saúde reprodutiva era baixa.

A quantidade de atividades físicas (moderadas a vigorosas) semanais era de 5 a 14 horas, enquanto o tempo passado em frente à tela de TV variava de quatro a 20 horas. Homens mais fisicamente ativos (que faziam mais de 15 horas de exercícios físicos por semana) tinham mais tendência a uma dieta mais saudável que os que assistiam a muitas horas de TV e tiveram uma contagem de espermas 73% maior que os mais sedentários. Os exercícios no entanto não afetaram a mobilidade, formato ou volume da amostra.
 
Quando analisados por intensidade de exercícios, os resultados mostraram que atividades leves não fizeram diferença na contagem de espermas, em qualquer frequência.  Já a TV teve resultado oposto: aqueles que assistiam a mais de 20 horas por semana tiveram a contagem de espermas 44% mais baixa que quem assistia por menos tempo, mas também não houve impacto na mobilidade, formato ou volume das amostras.

Os autores alertaram que a redução na contagem de espermas não necessariamente diminui a fertilidade masculina, mas as descobertas sugerem que um estilo de vida mais ativo pode aumentar a qualidade do sêmen.

[Essa pesquisa vem acrescentar mais um fator de contribuição para a forte queda na fertilidade masculina já reportada em outra postagem.  E, pelo jeito, a vida moderna conspira contra a fertilidade masculina -- uma outra pesquisa, cujos resultados foram divulgados no final de novembro de 2011, apontava que o uso de laptop pode comprometer a qualidade do esperma.]






Nenhum comentário:

Postar um comentário