terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

China Mobile de olho no mercado mundial de celulares, incluindo o Brasil

[O Globo publicou ontem, com o título acima, uma notícia que saiu na China em 27 de janeiro deste ano.]

A operadora China Mobile, de olho nos mercados brasileiro e português de telefonia, teria interesse em comprar a Portugal Telecom, segundo o jornal chinês editado em inglês “Morning Whistle”. A companhia é a maior operadora de telecom do mundo em número de assinantes — mais de 703 milhões.

O jornal chinês referido acima disse em janeiro que a China Mobile estava "planejando começar a analisar" o ambiente macroeconômico para investimento em cinco países, incluindo Alemanha, África do Sul, Brasil, Portugal e Coreia do Norte [só mesmo a China para investir neste país ...]. Para isso, a empresa havia solicitado propostas de várias firmas de consultoria para a execução de trabalhos de pesquisa para aquele fim.

Wang Jianzhou, presidente da China Mobile, disse em março do ano passado que a empresa estava cogitando expandir-se em outros mercados, mas havia sido contida pela alta dos preços: "Detetamos oportunidades, mas os preços são exageradamente elevados. Essa é a razão pela qual a China Mobile fez pouco progresso em expansão no exterior nos últimos anos".

Em 2007, a empresa pagou US$ 560 milhões pela operadora de celulares Paktel (que passou a chamar-se CMPak), então a quinta maior no mercado de celulares do Paquistão. Mas, hoje a CMPak continua na mesma posição em termos de assinantes -- no último lugar entre as operadoras de celulares no Paquistão, o que muitos analistas vêem como sinal da incapacidade da China Mobile em atuar no exterior sem o apoio estatal.

[Na notícia chinesa citada não há nenhuma menção explícita à Portugal Telecom, embora seja óbvio associar-se essa empresa a qualquer interesse de participação no mercado português de celulares.]
 
A Portugal Telecom tem participações na Oi, e também está em países africanos como Angola, Namíbia, Quênia e Moçambique. Mesmo com Portugal em recessão e com altos índices de desemprego, analistas dizem que a fatia da Portugal Telecom na Oi é um grande atrativo para a operadora chinesa. Segundo o Globo, a Portugal Telecom não comentou o interesse manifestado pela China Mobile, dizendo não haver nada de concreto. [Esta referência à Portugal Telecom soa como pura especulação do Globo, pois absolutamente nada na notícia do jornal chinês Mornin Whistle permite sequer pensar que a China Mobile tenha abordado a operadora portuguesa.]

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário