O FBI diz estar investigando um indício confiável referente a um caso de 40 anos atrás, em que um homem escapou com US$ 200.000 de dinheiro de resgate saltando de paraquedas de um avião de passageiros que havia sequestrado sobre o noroeste do Pacífico. Os investigadores federais não dizem ainda se sabem a identidade do sequestrador -- conhecido pelo povo americano apenas como "D.B. Cooper" -- mas dizem que a informação veio de um agente da lei, que os direcionou para uma pessoa que tem informação sobre o suspeito, informa a agência Associated Press.
De acordo com a porta-voz da agência, Ayn Sandalo Dietrich, um item que possivelmente pertence ao suspeito foi encaminhado a um laboratório na Virginia para exames periciais legais. Ela disse que a nova informação é o "mais promissor indício que temos neste momento", mas enfatizou que a investigação está longe de terminar. "Com todo e qualquer indício, nosso primeiro passo é verificar sua credibilidade", acrescentou. "Tendo recebido isso de uma outra agência legal e tendo examinado isso assim que o recebemos, o que temos nos parece muito interessante".
Até hoje, os investigadores receberam mais de 1.000 indícios e informações desde o início do caso, mas nenhum conseguiu gerar evidência relevante.
Para quem não está familiarizado com esse crime não solucionado, eis os bastidores de uma história que prendeu a imaginação dos americanos e tem confundido os investigadores por quatro décadas:
Em 24 de novembro de 1971, um homem que se identificou como "Dan Cooper" foi ao guichê da Northwest Orient Airlines no aeroporto internacional de Portland e comprou uma passagem para Seattle. Depois que o avião decolou, Dan passou um bilhete para uma aeromoça dizendo que carregava uma bomba e estava sequestrando o avião. Exigia US$ 200 mil de resgate, que o presidente da Nothwest decidiu pagar, e quatro paraquedas.
Depois que o avião aterrisou em Seattle, com o FBI vigiando-o de perto, um empregado da Northwest entregou ao sequestrador o dinheiro e os paraquedas. Com suas exigências satisfeitas, Cooper liberou os 36 passageiros. Ele exigiu que o avião decolasse novamente, com um plano de voo para o sudoeste, na direção do México, e determinou que o avião voasse a baixa velocidade e baixa altitude. Cerca de 30 minutos depois da decolagem, a tripulação recebeu um alerta na cabine indicando que a porta traseira do avião havia sido aberta. Quando o avião aterrisou duas horas mais tarde, não havia nenhum sinal de Dan Cooper. Até hoje, isso ainda é um mistério.
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