Ao longo de seus 24 anos de vida, o restaurante serviu algumas das mais complexas e inventivas comidas do mundo. Em sua crítica do restaurante em 2008, o crítico gastronômico Matthews Jukes escreveu que o El Bulli apresentava "a experiência culinária mais fora deste mundo que jamais encontrei".
Fernan Adriá tornou-se o principal chef do restaurante em 1987, e comandava a cozinha quan o El Bulli ganhou a segunda e a terceira estrelas do guia Michelin. A revista Restaurant Magazine classificou o restaurante como o melhor do mundo em um record de cinco vezes. Sob a liderança de Adriá, a equipe do El Bulli foi também pioneira no campo da gastronomia molecular, estudando as propriedades químicas dos ingredientes para criar uma culinária nunca feita antes.
O resultado dessa queda de Adriá para fazer experiências foi um menu de uma diversidade sem precedentes, contendo pratos como "pine nut marshmallows" (literalmente, Marshmallows de pinhão) e "steamed brioche with rose-scented mozarella" (literalmente, Brioche no vapor com muzzarella perfumada com rosa), receitas que o chef incluiu em um livro de culinária publicado em 1993.
Nos últimos, El Bulli lutou para permanecer lucrativo, apesar de as reservas para sua estação de seis meses serem quase imediatamente preenchidas tão logo se tornavam disponíveis. Em abril, o restaurante anunciou em seu site que reabrirá como uma usina de ideias (think-tank) para chefs e especialistas em comida, e será administrado por uma fundação.
O blogueiro Pere Estupinya escreveu no respeitado jornal espanhol El País que "jantar no El Bulli no dia 25 de maio foi uma experiência sublime". Conversou com Fernan Adriá na tarde desse mesmo dia durante uma hora e meia, e o chef lhe disse que "na verdade não sinto como terminando nada -- vamos fazer um descanso, e logo fazer o de sempre: cozinhar e criar. A única diferença será a proporção. Em vez de estar criando em 10% do tempo e cozinhando nos 90% restantes, na Fundação Bulli estaremos criando 90% do tempo e cozinhando no restante".
Fernan Adriá e sua equipe do El Bulli (Foto: The Slatest).
Nenhum comentário:
Postar um comentário