quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Amazon.com, o maior nome no meio digital

Jeff Bezos, é o gênio da era da Informática que fundou a Amazon e é dela seu CEO. Ele não comanda a mais valiosa empresa tech do mundo (caso de Steve Jobs, da Apple), ou a empresa que dá as cartas na Internet (caso de Larry Page, cofundador e CEO do Google), ou o website mais perturbador ou "demolidor" socialmente falando (caso de Mark Zuckerberg, do Facebook) -- mas ele se destaca porque está transformando o gigante do e-commerce no maior nome da mídia digital.   A Amazon não tem igual em um aspecto muito importante: é a empresa que mais atrai a atenção no mundo tech, aquela que mais confunde as previsões e excede as expectativas, através de um campo de atuação surpreendentemente amplo.

Enquanto o tradicional e-commerce da Amazon continua extremamente bem sucedido -- as vendas líquidas do segundo trimestre superaram em 51% aquelas do mesmo período do ano passado -- Jeff Bezos continua se lançando em  novas e, às vezes, vastas oportunidades. É claro que existe o Kindle, que depois do iPhone é o  item de consumo eletrônico mais importante produzido nos últimos cinco anos. O leitor eletrônico da Amazon chacoalhou a indústria da publicação, refez a maneira pela qual adquirimos livros, e prosperou apesar do violento ataque do iPad da Apple.

Enquanto isso, os Serviços da Amazon na Web, o sistema de armazenamento em nuvem da empresa, tornaram-se uma vantagem para principiantes ou novatos na rede -- persuadindo quase que cada empresa inovadora do Vale do Silício a armazenar seus dados nos servidores da Amazon, Jeff Bezos se colocou no centro da inovação tecnológica. A Amazon se transformou também, na surdina, em um varejista sólido e robusto de bens digitais -- além de livros, ela vende e aluga filmes, música, e agora também apps Android (app = abreviação de application software ou simplesme application). Esta última iniciativa é, segundo dizem,  a precursora de um tablet Android da Amazon que será lançado no outono.

Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon (Foto: Slate).

Nenhum comentário:

Postar um comentário