quinta-feira, 21 de abril de 2011

Políticos alemães estão nervosos com os caçadores de plágios que vasculham a Internet

Tudo começou com o Ministro da Defesa alemão. Depois da queda de Karl-Theodore zu Guttenberg (ver postagem anterior), muitos dos que descobriram que sua tese havia sido plagiada voltaram-se agora para novos alvos -- eles preferem ficar anônimos, mas sua página "Wiki" tem se mostrado altamente eficiente.

Depois do inferno astral de Karl-Theodore -- que duas semanas depois de acusado de plagiário por um professor de direito da Universidade de Bremen renunciou ao cargo, perdeu seu título de Ph.D. e se retirou definitivamente da vida pública -- os caçadores de plágios estão em plena atividade. Dez a vinte deles passaram as duas últimas semanas lendo cuidadosamente a tese de doutorado de Silvana Koch-Mehrin, membro senior do partido dos Democratas Livres que participa da coalizão de apoio de Angela Merkel em Berlim. Antes disso, eles encontraram inúmeros trechos da dissertação de Veronica Sass -- a advogada que é filha do ex-governador da Bavária Edmund Stolber -- que aparentemente (ou visivelmente, dependendendo do contexto do relatório desses "caçadores", que não está acessível) foram copiados.

Esse grupo de "caçadores", que se autodenomina VroniPlag, uma referência ao apelido de Veronica, está constantemente buscando colocar sob sua lupa textos acadêmicos suspeitos. O projeto é um subproduto de um projeto semelhante, chamado GuttenPlag, que derrubou Guttenberg. "O objetivo é manter a integridade dos títulos de doutorado na Alemanha", diz uma nota do site do VroniPlag. "O trabalho aqui realizado não tem motivação política, nem se destina a difamar alguém ou coisa parecida", acrescenta a nota. A maioria dos que investigam as dissertações de alemães proeminentes querem ficar anônimos, membros do grupo muitas vezes conhecem seus colegas apenas pelos nomes que adotam nos bate-papos (chat names) -- mas eles querem publicidade também.

Os "investigadores" querem ser diferentes. Contactaram a Universidade de Heidelberg, que concedeu o doutorado a Silvana em 2000, e mantêm contato com o escritório do reitor quando encontram trechos suspeitos na tese. Um porta-voz da universidade enfatizou que a tese de Silvana está sob exame da instituição, independentemente do trabalho do VroniPlag, e haverá uma reunião interna sobre isso no final do mês e outra em maio, para determinar se solicitarão uma declaração de Silvana, que também é membro do Parlamento Europeu. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário