segunda-feira, 25 de abril de 2011

Piolhos, até as melhores famílias inglesas sofrem com eles ...

Quem diria, piolhos no Reino Unido!! Centenas de pais de alunos da escola primária da Igreja de Cristo da cidadezinha de Rhyl (costa nordeste do País de Gales, Reino Unido, com cerca de 25.000 habitantes) assinaram uma petição para a volta à escola das chamadas "enfermeiras de lêndeas" (nit nurses) -- existentes há anos atrás no Reino Unido, essas profissionais faziam inspeções que eram motivo de vergonha e embaraço para gerações de crianças escolares e foram gradualmente sendo descartadas nos anos 1990, porque sua atuação era considerada intrusiva. Elas costumavam visitar as escolas uma ou duas vezes por ano, e inspecionavam as cabeças dos alunos com um pente fino -- se fossem encontrados piolhos, os pais eram aconselhados a tratar os cabelos de seus filhos com uma loção especial. (Fonte: aqui).

A petição está sendo organizada pelas mães das crianças daquela escola, sob a alegação de que os piolhos tornaram-se um "problema de saúde nacional" que precisa ser enfrentado. Elas contam com o apoio de Chris Ruane, uma parlamentar trabalhista que representa o Vale de Clwyd, que diz lembrar-se das visitas daquelas enfermeiras e defende sua reintrodução pelas autoridades ligadas à saúde e à educação. Leia mais.
Sessão para localizar e matar piolhos com uma "enfermeira de lêndeas" -- as meninas ficavam alinhadas para terem seus cabelos inspecionados. (Alamy)
Um piolho, cujo nome científico é pediculus humanus capitis, visto com um microscópio. (Alamy)
 Um tipo de pente fino usado para descobrir lêndeas e piolhos. (Aaron Tilley/The Guardian)

Nenhum comentário:

Postar um comentário