quinta-feira, 28 de abril de 2011

PIB americano reduz crescimento no primeiro trimestre de 2011

A taxa anualizada de crescimento do PIB americano no primeiro trimestre deste ano foi de 1,8%, uma queda acentuada em relação aos 3,1% do último trimestre de 2010 -- a previsão dos economistas era de 2%. Embora essa queda ilustre bem o desafio que os EUA vêm enfrentando para se recuperar de um longo período de fraco crescimento, analistas afirmam que, subjacente a isso, há na realidade um ritmo de crescimento maior neste primeiro trimestre do aquele número deixa entender, e é provável que haja uma recuperação no segundo trimestre. Eles observaram que vários dos fatores que deprimiram o crescimento da economia -- inverno severo, uma queda nos gastos com defesa (de impacto múltiplo na economia do país), e energia importada mais cara -- têm caráter de serem temporários.

"Levando tudo isso em conta, podia ter sido pior", disse Paul Ashworth, economista-chefe dos EUA na Capital Economics em um relatório, referindo-se ao impacto temporário dos preços da energia e de outros fatores. "No entanto, em um trimestre em que a economia começou a se beneficiar de dinheiro extra e de estímulo fiscal, tínhamos a expectativa de um resultado bem melhor", acrescentou.

Em uma histórica reunião com a imprensa na quarta-feira, o presidente do Banco Central dos EUA (Fed, para os americanos), Ben Bernanke, disse que o Fed vê como basicamente "transitórias" as condições que reduziram o crescimento da economia, mas acrescentou que alguns fatores, como o baixo nível de atividade na área de construção e possivelmente um pouco menos de ímpeto na economia , levaram o Banco Central a baixar suas previsões. Leia mais.

O PIB americano no primeiro tromestre de 2011. (The Washington Post)
*Variação percentual em relação ao trimestre anterior (taxa anualizada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário