sexta-feira, 22 de abril de 2011

"Apagão" no serviço de computação em nuvem da Amazon tem efeito dominó

Um raro e expressivo apagão nos serviços de computação em nuvem da Amazon ontem jogou por terra vários outros sites online, como Reddit, Hootsuite, Foursquare e Quora. As falhas começaram ontem pouco antes da 5 da manhã, e continuaram ocorrendo por mais de 12horas depois.

A Amazon hospeda vários sites de porte em seus servidores, através de um serviço denominado EC2. O modelo "elástico" de infraestrutura usado é projetado de modo a acomodar-se automaticamente para lidar com gigantescos picos de tráfego, como os que a Amazon sofre anualmente em seu comércio virtual em dezembro.

Milhares de pessoas pegam carona na nuvem da Amazon, alugando espaço em seus servidores. Algumas delas saíram do ar no rastro da falha da Amazon. "Confiabilidade é provavelmente o problema n° 1 da computação em nuvem", disse Jason Glassberg, cofundador da empresa de segurança Casaba LLC -- "a Amazon vem trabalhando duro há tempo, para convencer a todos de que seu serviço é robusto; essa falha não a ajudou", acrescentou ele. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário