quinta-feira, 28 de abril de 2011

Voo Air France AF447: encontrada a carcaça de uma das caixas pretas, sem os dados do voo

Começou no dia 26 deste a delicada operação de resgate dos destroços do avião da Air France que fazia o voo Rio - Paris e mergulhou no Atlântico em 1 de junho de 2009. Os investigadores anunciaram ontem haver encontrado a carcaça de uma das caixas pretas do A330 acidentado, mas sem a parte que contém os dados de voo que permitiriam conhecer melhor as condições em que ocorreu o acidente, conforme comunicado do Birô de Investigação e Análise da aviação civil francesa (BEA).

A carcaça encontrada estava rodeada de outros destroços do avião, informou ainda o BEA. "A seção protegida -- ou módulo de memória -- é normalmente conectada à carcaça, mas é muito mais pesada que esta; ela sem dúvida se separou da carcaça sob o efeito do impacto com a superfície da água", explicou à Agência France Press (AFP) o diretor do BEA, Jean-Paul Troadec. "Por ter uma inércia maior que a carcaça, é provável que aquela seção tenha seguido uma trajetória diferente daquela da carcaça, por causa das correntes (marinhas)", acrescentou ele. Ontem de manhã começou um novo mergulho do submarino-robô Remora 6000, para tentar localizar essa seção, que tem cerca de 20 cm, contra 60 cm da carcaça.

A prioridade dos investigadores é encontrar esses registradores de parâmetros do voo e das conversas na cabine de comando, que são as denominadas caixas pretas. Mas, outros elementos poderiam também fornecer informações importantes para a investigação: os elementos de sustentação da aeronave, para verificar seu estado no momento do impacto, os motores, ou ainda a cabine de comando e seus computadores de bordo. (Fonte: aqui).
Uma imagem do pedaço de caixa preta (que, na realidade, é de cor laranja) encontrado pelo robô Remora 6000 no dia 26 de abril. (Johann Peschel/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário