terça-feira, 19 de abril de 2011

Os 50 anos da histórica viagem de Yuri Gagárin ao espaço

O dia 12 deste mês de abril marcou os 50 anos da histórica viagem de Yuri Alexeievitch Gagárin ao espaço, mas me parece que o mundo deu muito pouca repercussão a essa data, o que acho lamentável. Em 12/4/1961 o cosmonauta russo foi o primeiro ser humano a dar, no espaço, uma volta em torno da Terra em 1h48min, um feito incrível. Major da Força aérea russa, Gagárin teve em sua baixa estatura um fator preponderante para sua participação nessa missão histórica, já que a nave Vostok era uma esfera de apenas 2,3 m de diâmetro (leia mais).

Essa viagem de Gagárin marcou mais uma vitória soviética contra os EUA na corrida pela conquista do espaço, corrida essa iniciada em 4/10/1957 com o lançamento do satélite Sputnik 1, seguido poucas semanas mais tarde com o envio da cadela Laica ao espaço -- os EUA reagiram em 1958 com o envio da sonda Explorer 1 e a criação da NASA. Três semanas depois do feito histórico de Gagárin, os EUA enviaram seu primeiro homem ao espaço, o astronauta Alan Shepard, só que em um voo balístico com a duração de apenas 15 min. Em maio de 1961, o então presidente JohnKennedy prometeu que até o final da década um norte-americano pisaria na Lua. O passo seguinte, em 20/2/1962, foi o envio de John Glenn ao espaço, com três voltas em torno da Terra.

Os soviéticos continuaram impressionando o mundo com uma série de recordes: - em 1963, Valentina Tereshkova foi a primeira mulher em órbita no espaço; - dois anos depois, o cosmonauta Alexei Leonov foi o primeiro a flutuar fora de sua cápsula, por dez minutos; - e, no ano seguinte, o Luna 9 pousou na Lua.

Por uma triste ironia do destino, Gagárin morreu em um voo de treinamento em 27/3/1968.

Em 1969, o norte-americano Neil Armstrong seria o primeiro ser humano a pisar na Lua, cumprindo a promessa de John Kennedy em maio de 1961. Leia mais.
O cosmonauta russo Yuri Gagárin.
A nave soviética Vostok, que levou Gagárin ao espaço.
Detalhes do módulo de serviço da Vostok.
O cosmonauta Yuri Gagárin em 1961 na cápsula Vostok.

Nenhum comentário:

Postar um comentário