Essa viagem de Gagárin marcou mais uma vitória soviética contra os EUA na corrida pela conquista do espaço, corrida essa iniciada em 4/10/1957 com o lançamento do satélite Sputnik 1, seguido poucas semanas mais tarde com o envio da cadela Laica ao espaço -- os EUA reagiram em 1958 com o envio da sonda Explorer 1 e a criação da NASA. Três semanas depois do feito histórico de Gagárin, os EUA enviaram seu primeiro homem ao espaço, o astronauta Alan Shepard, só que em um voo balístico com a duração de apenas 15 min. Em maio de 1961, o então presidente JohnKennedy prometeu que até o final da década um norte-americano pisaria na Lua. O passo seguinte, em 20/2/1962, foi o envio de John Glenn ao espaço, com três voltas em torno da Terra.
Os soviéticos continuaram impressionando o mundo com uma série de recordes: - em 1963, Valentina Tereshkova foi a primeira mulher em órbita no espaço; - dois anos depois, o cosmonauta Alexei Leonov foi o primeiro a flutuar fora de sua cápsula, por dez minutos; - e, no ano seguinte, o Luna 9 pousou na Lua.
Por uma triste ironia do destino, Gagárin morreu em um voo de treinamento em 27/3/1968.
Em 1969, o norte-americano Neil Armstrong seria o primeiro ser humano a pisar na Lua, cumprindo a promessa de John Kennedy em maio de 1961. Leia mais.
O cosmonauta russo Yuri Gagárin.
A nave soviética Vostok, que levou Gagárin ao espaço.
Detalhes do módulo de serviço da Vostok.
O cosmonauta Yuri Gagárin em 1961 na cápsula Vostok.
Nenhum comentário:
Postar um comentário