quinta-feira, 28 de abril de 2011

Avanços da ciência, aqui e lá fora (62)

  • Energia solar com ajuda de vírus -- Um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, descobriu uma forma inusitada de melhorar a eficiência na conversão de energia solar em elétrica: por meio do uso de vírus. O estudo, publicado na revista Nature Nanotechnology, emprega também nanotubos de carbono para aumentar a eficiência no agrupamento de elétrons na superfície da célula solar para a produção de corrente elétrica. Leia mais.
  • Ministro se reúne com ucranianos para discutir cooperação bilateral -- A cooperação bilateral Brasil-Ucrânia foi discutida nesta terça-feira (26) no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Pela primeira vez neste ano, o ministro Aloizio Mercadante se reuniu com os representantes da empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS) e com o presidente da Agência Estatal Espacial da Ucrânia (Nsau), Yuriy Alexeyev. A expectativa é a de que o primeiro voo do foguete brasileiro-ucraniano Cyclone-4 ocorra até dezembro de 2012. Leia mais.
  • Há oportunidade para montadora brasileira com tecnologia do carro elétrico, dizem especialistas -- Processo ainda deve demorar a se consolidar, mas País teria chance ímpar para empregar uma das mais promissoras tecnologias que começam a surgir no mercado. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário