segunda-feira, 18 de abril de 2011

Tirando uma soneca na torre de controle ...

De acordo com o noticiário recente, tem aumentado nos EUA o número de controladores de voo que escolhem a torre de controle p'ra tirar uma soneca -- não demora muito teremos um filme com o título "Apertem o cinto e rezem, o controlador de voo está durmindo", e na cabine do piloto surgirá um novo aviso: "Desligue os motores, o controlador de voo está durmindo".

A reincidência desse tipo de problema causou a renúncia de Hank Krakowski, diretor de Tráfego Aéreo da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, em inglês), há alguns dias atrás. Pelo jeito, sua renúncia não deixou seus subordinados nem um pouco menos cansados -- no sábado 16 outro controlador de voo foi apanhado cochilando, desta vez em Miami. É a sexta ocorrência deste tipo neste ano.

Os passageiros devem notar, porém, que ao que parece a FAA está fazendo, de boa-fé, um esforço para consertar isso. Foi decidido que não se permitirá mais que controladores de voo trabalhem sozinhos no turno da meia-noite de torres de pequeno e médio porte. É surpreendente que ninguém tenha pensado nisso antes, porque é muito mais difícil cochilar ou adormecer quando se tem companhia. A FAA já acrescentou um segundo controlador em 28 torres e em um pequeno aeroporto.

O pior problema, no entanto, não é o fato de trabalhar sozinho e sim o cansaço generalizado. No sábado, Randy Babbitt, administrador da FAA, anunciou que a agência eliminará "práticas de organização de escala de trabalho que tenham sido identificadas como as mais capazes de resultar em cansaço do controlador de voo". Novamente, não se entende porque isso não foi feito antes. Essa nova determinação entrará em prática em 72 horas. Leia mais.
(Getty Images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário