domingo, 3 de abril de 2011

Estados Unidos devolvem artefatos retirados de Machu Pichu

A Universidade de Yale (EUA) acaba de fazer o primeiro embarque de artefatos retirados há cerca de 100 anos das famosas ruínas da cidade inca de Machu Pichu e levados àquela instituição acadêmica pelo explorador americano Hiram Bingham III, um aluno de Yale que redescobriu aquela cidade em 1911 -- esse gesto encerra uma disputa mal humorada em torno dessas peças e outras retiradas de Machu Pichu.

O presidente peruano Alan Garcia -- que liderou uma vigorosa campanha para reaver a coleção de 46 mil peças de cerâmica, joalheria e ossos -- recebeu um lote dessas relíquias no palácio presidencial em Lima. Os artefatos chegaram ao palácio do governo em caminhões de carga decorados com enormes imagens das ruínas incas, escoltados pela polícia depois de terem chegado por via aérea de Nova Iorque. "Este é o verdadeiro tesouro de nosso passado, feito pelas mãos de nossos ancestrais", disse Garcia. As peças serão abrigadas em um museu anexo a uma universidade em Cusco, cidade em cuja região se localiza Machu Pichu -- essa decisão cumpre exigência imposta pela Universidade de Yale para devolução das relíquias. Leia mais.

 Uma vista das fantásticas ruínas de Machu Pichu.

É intressante obervar que a pressão peruana segue um movimento mundial de países que tiveram tesouros arqueológicos retirados de seus territórios e levados para outros países -- o exemplo mais patente disso é o do Egito, que tem exercido fortes pressões sobre a Inglaterra e a França, por exemplo, para reaver relíquias suas que lá se encontram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário