domingo, 17 de abril de 2011

Erro expõe na Internet informação secreta sobre submarinos nucleares

O Ministério de Defesa (MD) do Reino Unido admitiu que, por erro, foi divulgada na Internet informação secreta sobre seus submarinos de propulsão nuclear. Os dados secretos que foram publicados reproduziam as opiniões de especialistas sobre como os submarinos nucleares britânicos enfrentam acidentes catastróficos. A informação incluía também detalhes das medidas de autoproteção dos submarinos americanos. Diz o MD, que foi alertado para o vazamento pelo jornal inglês Daily Star Sunday, que o problema já foi resolvido e que a versão agora disponível na Internet é segura.

O documento divulgado era uma avaliação feita pelo chefe da área de controle da segurança nuclear, Comodoro Andrew McFarlane, sobre as opções de reatores para futuros submarinos. Nos trechos do documento que se supunha que não poderiam ser vistos se concluía que os reatores atuais poderiam ser "potencialmente vulneráveis"  a acidentes fatais, o que levou às autoridades pertinentes sugerir que se empreguem outros tipos de reatores no futuro.

O deputado conservador Patrick Mercer, antigo oficial da Marinha, disse que a revelação era "potencialmente catastrófica", porque revela detalhes "altamente interessantes" para os inimigos do Reino Unido. Ler também aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário