sexta-feira, 15 de abril de 2011

Avanços da ciência, aqui e lá fora (56)

  • Embrapa lança projeto Propalma para estudar palmeiras oleíferas -- Pesquisas para tornar o babaçu, o tucumã, o inajá e a macaúba matérias-primas viáveis serão executadas em três anos. Em parceria com oito unidades Embrapa, Instituto Agronômico de Campinas (IAC)  e oito universidades, a Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), lança o projeto Pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em palmáceas para a produção de óleo e aproveitamento econômico de co-produtos e resíduos, o Propalma. Leia mais.
  • Alunos de tecnologia ensinam robótica em escolas públicas -- Levar estudantes a desenvolver tecnologias criativas e motivá-los para enveredar no mundo da robótica, aproximando-a do dia a dia, para que deixe de ser vista como mera expressão da ficção científica. Com esses objetivos, o Instituto Federal do Pará (IFP) leva conhecimentos de robótica a alunos de ensino fundamental e médio da rede pública. "Queremos provar a esses estudantes que a tecnologia deve e pode ser desenvolvida a favor do homem e da natureza" - diz Fausto Farias Bezerra Filho, coordenador de extensão do instituto. Leia mais.
  • Acordo entre Sect e Exército aumenta a possibilidade de pesquisas na Amazônia -- Foi assinado esta semana Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect) e o Comando Militar da Amazônia (CMA). A iniciativa da secretaria proporcionará a troca de aparato técnico, científico, intelectual e institucional com o objetivo de fornecer e receber conhecimentos, tecnologias e mecanismos que fomentem e ampliem ações de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para o desenvolvimento da Amazônia. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário