domingo, 3 de abril de 2011

Avanços da ciência, aqui e lá fora (52)

  • Conheça o interior da primeira espaçonave privada -- O repórter Richard Scott, da BBC, foi o primeiro jornalista a nave espacial da Virgin, em construção no deserto de Mojave, Califórnia (EUA). O objetivo é levar milhares de pessoas ao espaço nos primeiros anos (nos últimos 50 anos entre 400 a 500 pessoas foram ao espaço). A passagem custará cerca de 330 mil reais e 400 pessoas já a compraram. Leia mais.
  • Rumo aos ciborgues: componente eletrônico é feito com sangue humano -- Parece pura ficção científica, mas já está deixando de sê-lo. Um grupo de cientistas indianos deu um verdadeiro salto no campo  da biomecatrônica, ao descobrir como fabricar um memristor usando células do sangue humano -- um memristor é uma espécie de elo perdido da eletrônica, um quarto elemento que possui características que não podem ser reproduzidas com os três componentes tradicionais: resistores, capacitores e indutores. Leia mais.
Como seu funcionamento lembra muito o comportamento de organismos vivos muito simples, os cientistas comparam os "memristores" a "sinapses artificiais" [em Fisiologia, sinapse é o local de contato entre os neurônios, onde ocorre a transmissão de impulsos nervosos de uma célula para outra], que podrão ser usadas para criar computadores capazes de aprender. (Imagem: John Blanchard/Berkeley)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário