sábado, 4 de agosto de 2012

Skype torna dados mais acessíveis à polícia

[O texto abaixo, publicado no site do Observatório da Imprensa em 31 de julho passado, é uma tradução compactada feita por Larriza Thurler (edição de Leticia Nunes) de reportagem publicada no The Washington Post de 25 de julho.]

O popular serviço de telefonia online Skype é muito usado por dissidentes políticos e criminosos que querem se comunicar longe do alcance do governo ou da polícia. Hoje, a vigilância de áudio e vídeo não é possível, mesmo com uma ordem judicial. E há tempos governos vêm tentando ampliar o acesso a essas comunicações. Agora, o Skype expandiu sua cooperação com autoridades para tornar disponíveis chats online e outras informações à polícia. As mudanças, que darão a autoridades acesso a endereços e números de cartão de crédito, provocaram revolta, no entanto, entre ativistas e analistas.

Por anos, autoridades reclamavam que a encriptação do Skype – comprado pela Microsoft no ano passado – dificultava o rastreamento de traficantes, pedófilos e terroristas. Grupos hackers e especialistas em privacidade vinham especulando, há meses, que o Skype havia mudado sua arquitetura para facilitar o monitoramento, e muitos culparam a Microsoft, que tem uma operação para cumprir requisitos legais em países em todo o mundo. Informações de Craig Timberg e Ellen Nakashima [The Washington Post, 25/7/12].

Nenhum comentário:

Postar um comentário