segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Samsung perde mais de US$ 12 bilhões após derrota judicial

A Samsung Electronics fechou em queda de 7,45 por cento nesta segunda-feira e perdeu 12 bilhões de dólares em valor de mercado, após a vitória judicial da Apple em uma disputa sobre patentes ter levantado temores sobre o negócio de smartphones da companhia sul-coreana, que tem nos celulares inteligentes a maior fonte de receita.

A Samsung, que vai recorrer da decisão, terá que pagar 1,05 bilhão de dólares à Apple porque o júri concluiu que tinha copiado características fundamentais do iPhone e iPad e que poderia proibir a venda de produtos-chave da empresa sul-coreana.

"Ainda há uma série de variáveis, incluindo a decisão final, que vai demorar pelo menos um mês em relação ao recente veredicto, e sobre se haverá proibição de vendas dos principais produtos da Samsung como o celular Galaxy S3", disse um gestor de recursos na Coreia do Sul que era um dos principais investidores institucionais na Samsung no fim de março.

A Samsung, maior empresa de tecnologia do mundo em receita, viu suas ações caírem até 8 por cento na mínima do pregão, sua maior baixa diária em quase quatro anos. O volume de ações negociado também foi expressivo, sendo quase quatro vezes a média da semana passada e o maior diário desde outubro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário