sábado, 18 de agosto de 2012

A inauguração do novo aeroporto de Berlim está tão atrasada e caótica, que parece que a Alemanha contratou a Infraero para administrar sua construção

[Quem diria: a inauguração do novo aeroporto de Berlim virou uma novela tão caótica, em termos de gestão e custos, que se tem a nítida impressão de que os alemães -- desavisadamente, por certo -- contrataram a Infraero para cuidar de sua construção. Quando embarquei de volta para o Brasil no velho aeroporto de Tegel de Berlim -- uma "rodoviária" de fazer inveja ao Galeão -- em 4 de maio deste ano, cartazes enormes lhe davam "adeus" e anunciavam a inauguração do novo aeroporto da cidade para 3 de junho passado, mas isso até agora não se deu. Vejamos a reportagem da Spiegel Online de 16 de agosto.]

A abertura do novo aeroporto de Berlim deverá ser adiada ainda novamente. Ainda há problemas com os sistemas de proteção contra incêndios, e não se sabe ainda quem pagará os enormes sobrecustos do projeto. As instalações luxuosas e caras podem não abrir suas portas até o próximo outono.

Supunha-se que era chegado o momento em que o novo aeroporto de Berlim, infestado de problemas, finalmente ultrapassasse sua fase crítica. Seu conselho supervisor esperava apresentar um novo plano financeiro em sua reunião do dia 16, e o novo chefe de planejamento do aeroporto, Horst Amann, estava escalado para apresentar seu relatório sobre a possibilidade de que as instalações pudessem ser inauguradas em março próximo, como planejado. Essa era, pelo menos, a maneira como o prefeito de Berlim Klaus Wowereit e o governador de Brandenburg tinham imaginado a reunião de quinta-feira.

Agora, entretanto, parece que a abertura do novo aeoporto Willy Brandt de Brandenburg (BER) -- já adiada três vezes -- será retardada ainda uma vez mais. [...]  O atraso não ocorre sem consequências. Enquanto não for definida uma data para a inauguração das instalações, é impossível concluir os esforços para conseguir financiamento para cobrir pelo menos € 1,2 bilhão (US$ 1,5 bi) de custos em excesso. E isso significa que a situação da empresa que operará o aeroporto estatal, que já está lentamente ficando sem caixa, tornou-se ainda mais precária.

Especialistas da empresa operadora do aeroporto consideram que a abertura em março de 2013 é irrealista. [...] Outros, consideram que o projeto luxuoso, caro e ultra high-tech não entrará em operação senão no outono de 2013.

Em desacordo com as normas

São imensos os problemas que Amann encontrou nas obras, desde que assumiu a supervisão dos trabalhos em 1 de agosto. Componentes importantes das instalações de proteção contra incêndio, incluindo os sistemas automatizados de operação de portas, ainda não operam perfeitamente. Boa parte da fiação não atende às normas pertinentes, e projetos terão que ser modificados.

[...] O planejamento do sistema de ventilação do aeroporto sequer foi completado -- a empreiteira responsável por isso prometeu entregar o plano final disso em 15 de outubro de 2012. [É ou não é uma obra tipo Infraero?...]

Como tem sido frequentemente o caso, medidas alternativas estão agora em consideração, particularmente no que se refere ao financiamento do projeto. Os operadores do aeroporto calcularam um deficit de curto prazo de cerca de € 430 milhões, necessários para pagar faturas de construção que estão vencendo e também custos relacionados ao adiamento da data original de abertura do aeroporto em 3 de junho.

Nenhum dinheiro federal a mais?

O chefe do aeroporto, Rainer Schwarz, proporá que o comitê supervisor aprove um empréstimo-ponte de curto prazo. Esse crédito poderá ter juros elevados, porque a empresa operadora do aeroporto não tem condições de arcar com os custos de garantia correspondentes. Os acionistas do aeroporto -- o governo federal e os governos de Berlim e de Brandenburgo -- terão que utilizar uma chamada "garantia de controle" (parent guarantee), para dar aos bancos a garantia de que estão dando suporte aos empréstimos da companhia operadora do aeroporto.

Além disso, não está sequer claro se o governo federal está preparado para garantir fundos adicionais para o projeto. "Dadas a situação caótica reinante e a implicações legais, pode não haver a garantia do provimento de concessões financeiras adicionais para o novo aeroporto da capital ... nas negociações vindouras para o orçamento federal de 2013", disse Jürgen Koppelin, um membro sênior do Comitê Orçamentário do Parlamento em Berlim. Pelo visto, demandará algum tempo a eliminação desse caos.

O novo e high-tech aeroporto de Berlim se envolveu em novos problemas - (Foto: dapd).

Um comentário:

  1. Amigo VASCO:

    Ao que tudo indica, é a ANAC que está coordenando o processo.

    Abraços - LEVY

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