segunda-feira, 20 de junho de 2011

Wal-Mart ganha na Suprema Corte americana ação que lhe poderia causar prejuízo de bilhões de dólares

A Suprema Corte dos EUA bloqueou hoje um maciço processo de discriminação sexual contra a empresa Wal-Mart em nome das mulheres que nela trabalham -- essa gigantesca empresa de varejo americana é mais conhecida como Walmart.

A Suprema Corte decidiu por unanimidade que o processo contra a Wal-Mart Stores Inc. não pode ter prosseguimento como uma ação de uma classe, revertendo assim a decisão da 19ª Corte de Apelação em S. Francisco. Essa ação poderia  envolver  até 1,6 milhão de mulheres, colocando a Walmart face a perdas potenciais de bilhões de dólares. Agora, o grupo de mulheres que entrou com essa ação só pode prosseguir com ela por conta própria, individualmente, com muito menos dinheiro em jogo e menos pressão sobre a Walmart.

A posição da Wal-Mart foi acompanhada por interesses afins na área de negócios, enquanto grupos de direitos civis e grupos femininos se postaram a favor das litigantes. Ambos os lados consideram a decisão como sendo de enormes consequências. A comunidade de negócios disse que uma decisão a favor das mulheres provocaria um "dilúvio" de ações de classe baseadas em evidências vagas. Os simpatizantes e apoiadores das mulheres temem que a decisão a favor da Wal-Mart pode eliminar uma arma valorosa na luta contra todos os tipos de discriminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário