quarta-feira, 22 de junho de 2011

Polícia inglesa prende suspeito de ser hacker da CIA

A polícia inglesa prendeu um suspeito de ser um hacker ligado a uma série de quebras de segurança online, incluindo ataques aos sites da Agência de Crimes Graves Organizados, do Reino Unido (Soca, em inglês), e da CIA. O jovem de 19 anos foi preso segunda-feira à noite em Wickford, cerca de 50 km a leste de Londres, como parte de uma operação conjunta com o FBI, informou a Scotland Yard.

"A prisão resulta de uma investigação sobre invasões de redes e ataques de negativa de serviço distribuído (DDoS, em inglês) contra agências internacionais de negócios e de inteligência, pelo que se acredita ser um mesmo grupo de hackers", disse a polícia. A prisão ocorreu depois que um ataque DDoS obrigou a Soca a desligar seu site na segunda-feira. Tais ataques prejudicam websites seriamente, sobrecarregando-os com tráfego, e são comparados pelos hackers a manifestações pacíficas de ocupação de edifícios, repartições, etc.

A responsabilidade pela quebra de segurança foi reivindicada pelo LulzSec, um grupo de hackers que diz que os DDoS são sua "munição menos poderosa e mais abundante". O grupo foi formado depois de uma cisão do grupo Anonymous, que no ano passado atacou organizações que cooperaram com uma operação americana de punição do WikiLeaks. Outros ataques reivindicados pelo LulzSec foram os feitos ao site público da CIA e aos servidores da Sony. Todos os três ataques foram investigados, o que levou à prisão feita, informa a Scotland Yard.

Especialistas em segurança que assessoram o FBI identificaram o suspeito como Ryan Cleary, cujos detalhes foram publicados no mês passado em um site de responsabilidade do Anonymous. Uma postagem no blogue do grupo acusou Cleary de organizar um "golpe de estado" contra o Anonymous, em protesto contra sua "estrutura de comando sem liderança". LulzSec zombou da ideia de que Cleary fosse o "cérebro" da organização.

LulzSec disse nesta semana que as duas organizações juntaram forças para uma nova campanha, denominada Antisec, que roubaria e vazaria informações de governos, bancos, e "outros estabelecimentos de alto nível".

Nenhum comentário:

Postar um comentário