- Pesquisadores veem pela primeira vez como o cérebro perde a consciência -- Usando uma nova técnica e um sofisticado sistema de captação e edição de imagens, pesquisadores da Universidade de Manchester puderam montar um vídeo em três dimensões das mudanças na atividade elétrica do cérebro de um paciente enquanto ele recebia uma anestesia. Além de fornecer novos dados sobre a natureza da consciência, a descoberta abre as portas para o monitoramento em tempo real da atividade cerebral de vítimas de derrames e traumas na cabeça.Cientistas conseguiram pela primeira vez acompanhar o que acontece com o cérebro quando ele perde a consciência.
- Cientistas descobrem genes relacionados com as enxaquecas -- O estudo é apontado como o maior do tipo feito até agora. Foram descobertas três variações em três genes que apareceram mais frequentemente em pacientes com enxaqueca. Dois deles, conhecidos como PRDM16 e TRPM8, eram específicos de enxaquecas, e contrários a outros tipos de dores de cabeça.
- UFMG faz composto capaz de dissolver qualquer coisa -- Não importa se é pedra, cabelo, madeira ou carne. Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais criaram um composto capaz de dissolver praticamente qualquer material orgânico ou inorgânico em até 30 minutos.Produto já patenteado ataca amostras complexas, como fios de cabelos e unhas, em até 30 minutos. O Universol deve ser usado principalmente em testes laboratoriais e pode reduzir os custos de análises.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Avanços da ciência, aqui e lá fora (67)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário