sábado, 4 de junho de 2011

Avanços da ciência, aqui e lá fora (66)

  • Deletar dados pode resfriar computadores -- Seja o seu notebook esquentando os seus joelhos, ou um supercomputador esquentando uma sala inteira, a ideia de que os computadores geram calor é familiar a todos. Mas um grupo de físicos teóricos da Universidade Nacional de Cingapura acaba de descobrir algo surpreendente: os processos computacionais não são capazes apenas de gerar calor, sob certas condições, eles podem ter um efeito contrário, de resfriamento.
  • Brasileiros modelam ordem que impera no caos -- Na natureza, enxames de vagalumes enviam sinais luminosos uns para os outros. Isso é feito, inicialmente, de forma autônoma, individual e independente. Mas, sob determinadas circunstâncias, pode dar origem a um fenômeno robusto de natureza coletiva chamado sincronização. Agora, uma pesquisa de cientistas do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) resultou em um modelo teórico para demonstrar como a sincronização ocorre quando há atraso na emissão e no recebimento de informação entre osciladores caóticos.
  • TV 3-D sai do blue-ray para as antenas -- Pesquisadores alemães desenvolveram um protocolo que permite a transmissão de sinais de TV contendo imagens 3D, seja pelas antenas comuns, via satélite ou por cabo. Embora não tenham alcançado o sucesso inicialmente previsto, o mercado de aparelhos de televisão 3D está se expandindo a um ritmo de 75% ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário