quinta-feira, 16 de junho de 2011

Presidente mundial do Santander e sua família estão sob investigação por fraude fiscal

O presidente mundial do Banco Santander, Emilio Botín, e vários de seus familiares serão investigados pela Audiência Nacional, um tribunal da Espanha de jurisdição nacional, por um suposto delito contra a fazenda pública e por falsidade ideológica. Botín e cinco de seus filhos, entre eles Ana Patricia Botín, ex-presidente do Banestado e dirigente do Santander no Reino Unido, assim como seu irmão Jaime Botín e também cinco filhos deste, estão incluídos entre os 659 contribuintes espanhóis que ocultaram mais de 6 bilhões de euros na filial suiça do HSBC, o HSBC Private Bank.

Segundo um comunicado da Audiência, a Fazenda da França informou à sua contraparte espanhola em maio de 2010 que o banqueiro e seus familiares figuravam na relação de pessoas com dinheiro na Suiça que se tornou conhecida em 2010, e que não haviam declarado esses fundos nos anos de 2005 a 2009. Além disso, os valores fraudados por Botín e seus familiares ultrapassam os 120.000 euros por contribuinte, já que este é o mínimo a partir do qual a evasão pode ser considerada um delito e objeto de ação penal.

Segundo fontes ligadas à família Botín, o presidente do Banco Santander, seu irmão Jaime e seus respectivos filhos teriam regularizado suas situações com o pagamento de 200 milhões de euros. De acordo com um porta-voz da famíla, "a família Botín efetuou uma regularização voluntária e completa, está ciente de todas suas obrigações fiscais, e espera que muito em breve tudo isso se esclareça satisfatoriamente na esfera judicial".
Emilio Botín, presidente mundial do Banco Santander (Foto: O Globo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário