sexta-feira, 3 de junho de 2011

Apple intensifica campanha contra vírus para Mac

Há quase três anos comprei um micro Mac OS X da Apple, aderi ao mundo da Apple e desde então, em termos computacionais, me sinto mais feliz que pinto no lixo. Enquanto estive no mundo da Microsoft, do Windows, do Internet Explorer, trabalhar com o micro era um pequeno inferno -- o tempo que gastava atualizando programas antivírus e "limpando" o micro era um porre! Parece, porém, que essa boa vida pode acabar -- artigo da Veja informa que a Apple admite a existência de vírus e ameaças virtuais contra o sistema operacional Mac OS. Como tudo na vida, quando algo ou alguém começa a se destacar, gera adversários e provoca quem quer se mostrar capaz de desbancá-lo.

A figura acima, da pesquisa Statcounter, mostra a ainda esmagadora supremacia do Windows no mercado norte-americano, mas o MAC OS X já dá o ar da graça.

A Apple está investindo cada vez mais em segurança da informação e proteção de usuários. Nos últimos dois meses, os proprietários de computadores da linha Mac foram vítimas de pragas conhecidas como antivírus falsos, que tomam controle do sistema operacional e exigem uma certa quantia para liberar a máquina. Entre eles, estão programas como o MacDefender, MacProtector and MacSecurity – todos responsáveis por imitar soluções autênticas e pedir números de cartão de crédito dos usuários para “continuar a limpeza”. Embora nenhum sistema operacional seja absolutamente imune a falhas, obviamente é preciso também que os usuários fiquem sempre e mais atentos, e não embarquem tão facilmente no uso desses programas cavalos de troia.

No dia 18 de maio, a companhia de segurança digital McAfee anunciou a descoberta de um antivírus falso que já estaria na rede de Macs desde o dia 16 maio, pelo menos. O programa – chamado Mac Defender – é responsável por “sequestrar” o computador do usuário, obrigando-o a pagar um certo valor para se ver livre da ameaça. Uma armadilha popular para computadores com o sistema operacional Windows, da Microsoft. De acordo com o jornalista Ed Bott, da rede de notícias ZDNet, um memorando sobre Mac Defender começou a circular pela área de suporte da própria Apple. O documento teria orientado os funcionários a “não negar nem afirmar” aos usuários a existência do problema, pelo menos até a criação de um estudo mais aprofundado sobre a vulnerabilidade do sistema.

A Apple manteve silêncio sobre o assunto até a última quarta-feira, quando resolveu publicar um boletim especial sobre as ameaças, informando que uma solução para os problemas deve aparecer nos próximos dias. Os antivírus falsos são bem conhecidos pelos usuários que utilizam máquinas com o sistema operacional Windows, da Microsoft. Agora, a popularidade dos produtos da Apple começa a despertar a atenção de hackers e outros criminosos virtuais.

De qualquer forma, como os usuários de PCs comuns, os proprietários de Macs também devem começar a se proteger. Felizmente, diversas empresas de segurança já possuem soluções para o sistema. A seguir, você confere algumas versões de antivírus para os computadores da Apple listados no artigo da Veja já citado. Todos oferecem proteção contra ameaças mais comuns. Mas como outros produtos do gênero, precisam de constante atualização.Confira algumas opções:
1- McAfee VirusScan for Mac
2-Norton AntiVirus 11.0 para Mac
3-ESET CyberSecurity para Mac
4-Sophos Anti-Virus for Mac Home Edition
6-BitDefender Antivirus for Mac

Nenhum comentário:

Postar um comentário