sábado, 4 de junho de 2011

Vulcão entra em erupção no Chile

Um complexo vulcânico entrou em erupção no sul do Chile, neste sábado, em meio a uma elevada atividade sísmica. Uma névoa de cinzas de vários quilômetros se espalhou pela região, em direção à Argentina, o que levou o governo chileno a remover cerca de 600 pessoas das áreas próximas. Durante a tarde de hoje, o vice-presidente da República, Rodrigo Hinzpeter, anunciou o aumento da zona de evacuação devido ao aumento das atividades sísmicas, o que ampliou para 3.500 o número de pessoas a serem evacuadas.

A erupção no complexo vulcânico de Puyehue-Cordón Caulle, situado no sul do país, a 920 quilômetros da capital chilena, levou as autoridades a fecharem o posto fronteiriço de Cardenal Samore, o segundo de maior tráfego entre o Chile e a Argentina. Foi viabilizada a passagem por outro posto mais ao norte, denominado Pino Achado. Durante a manhã deste sábado foram registrados mais de 60 tremores de magnitude mediana nas imediações da cidade de Puerto Montt, localizada nas proximidades do complexo vulcânico.

O Chile possui a segunda maior cadeia vulcânica e de maior atividade no mundo, depois da Indonésia. Em 2008, outro vulcão do sul do Chile, o Chaitén, entrou em erupção e desencadeou uma nuvem de cinzas que alcançou até mesmo a Patagônia Argentina, provocando a retirada de milhares de pessoas das cidades próximas.
Complexo vulcânico chileno Puyehue-Cordón Caulle -- o detalhe à esquerda da foto mostra sua localização no território chileno (Foto: La Tercera).
Erupção no complexo vulcânico chileno Puyehue-Cordón Caulle (Foto: La Tercera).

Nenhum comentário:

Postar um comentário