domingo, 26 de junho de 2011

Despesas "militares" anuais dos EUA com ar condicionado no Iraque e no Afeganistão: 20 bilhões de dólares!

Parece inacreditável: entre os gastos militares dos EUA no Iraque e no Afeganistão há uma continha anual de 20,2 bilhões de dólares com ar- condicionado! Isto é mais do que o orçamento da NASA e é mais do que a BP pagou pelos danos que causou durante o vazamento de óleo no Golfo. E é o que o G-8 prometeu para ajudar a promover novas democracias no Egito e na Tunísia.

"Quando se considera o custo de levar combustível para alguns dos lugares mais isolados do mundo -- (incluindo) escolta, comando e controle, apoio para evacuação médica -- quando você inclui toda essa infraestrutura, você chega a mais de 20 bilhões de dólares", disse Steve Anderson, um general-brigadeiro da reserva que serviu no Iraque como chefe de logística do Gen. David Patreaus.

Por que isso custa tanto? Para acionar um ar-condicionado em um posto avançado remoto, num lugar inteiramente rodeado por terra como o Afeganistão, cada galão (cerca de 4,5 l) de combustível tem que enviado de navio para Karachi, no Paquistão, depois levado por terra por 800 milhas (quase 1.300 km) em 18 dias até o Afeganistão, por estradas que algumas vezes são pouco mais do que "trilhas de cabrito melhoradas", diz Anderson, "e você tem ainda os riscos de deslocar esse combustível por cada milha do caminho". -- Anderson calcula que mais de 1.000 soldados morreram em comboios de combustível, que permanecem como alvos prioritários para ataques do inimigo. Tendas com ar condicionado num calor de quase 52°C consomem muito combustível. Anderson diz que fazendo essas estruturas mais eficientes os militares podem salvar vidas e dólares. Mesmo assim, esse valor de 20,2 bilhões de dólares levanta sérias questões sobre a guerra em curso no Afeganistão.

Os 30.000 soldados que Obama prometeu trazer de volta para casa no final do ano que vem foram mandados para o Afeganistão em 2009, a um custo de cerca de 30 bilhões de dólares, o que corresponde a cerca de 1 milhão de dólares por soldado. Mas, dizem os especialistas, a economia com a retirada dessas tropas não será de mesma monta. "O que a história nos diz é que não existe uma diminuição proporcional baseada no número de soldados, quando vocês os retira do cenário da guerra", diz Chris Hellman, um analista-senior de pesquisa no National Priorities Project (Projeto de Prioridades Nacionais). "No Afeganistão isso será particularmente verdadeiro, por se tratar de um ambiente muito difícil e rigoroso para se operar", acrescenta Chris.
 Aparelhos de ar-condicionado mantêm as tendas frescas em uma base militar americana no Iraque. Elas foram tratadas com espuma de poliuretano, para aumentar a eficiência energética (Foto: cortesia de Steve Anderson).
Uma tenda militar americana após o tratamento com espuma de poliuretano. Um teste em 2006 com essa espuma mostrou uma redução de 92% na energia consumida, diz o Gen-Brigadeiro da Reserva Steve Anderson (Foto: cortesia de Steve Anderson).

Nenhum comentário:

Postar um comentário