domingo, 12 de junho de 2011

Hackers voltam a atacar, o alvo desta vez foi o FMI

Desta vez o alvo de hackers foi o FMI - Fundo Monetário Internacional, cujo sistema computacional foi recentemente invadido, uma quebra de segurança potencialmente perigosa para um sistema que analisa informações confidenciais sobre as economias da maioria dos países do mundo. O objetivo e o alcance desse ciberataque ainda estão sendo investigados, mas ele marca a terceira investida em uma importante instituição financeira de nível governamental.

Os ataques ocorreram em um momento em que autoridades econômicas mundiais estão debatendo possíveis alterações nas regras que regulam as questões relativas a moedas correntes, estão desenvolvendo novos regulamentos para bancos e instituições financeiras, e estão engenhando diretrizes para a gestão das principais economias do mundo -- tudo isso constitui informação privilegiada extremamente valiosa para um investidor ou para um governo interessado nesses processos ou atividades. O The New York Times mencionou que funcionários não identificados do FMI qualificaram o ataque como sendo sofisticado e sério.

O porta-voz do FMI, David Hawley, disse ontem (sábado, 11/6) que "estavam investigando, e que o Fundo estava inteiramente funcional". O grupo de hackers denominado Anônimo (Anonymous)  fez recentemente uma "convocação" para que fosse feito um ataque aos computadores do FMI "em oposição aos corruptos planos de austeridade dos líderes do governo grego e do Fundo Monetário Internacional". Funcionários do FMI disseram neste mês que estavam tomando medidas para se proteger contra tal ataque. David Hawley disse que os investigadores do Fundo não acreditam que aquele grupo de hackers esteja envolvido no ataque agora confirmado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário