domingo, 5 de junho de 2011

GPS e Smartphone em rota de colisão?

De acordo com um relatório liberado na sexta-feira pela Administração Federal de Aviação dos EUA, duas das engenhocas favoritas da América no século 21 -- o smartphone e o GPS (Global Positioning Systems) -- estão em uma rota de colisão. Esse documento diz que a instalação de uma maciça rede nova de torres e satélites para expandir a comunicação sem fio pode efetivamente tirar de operação dispositivos de GPS que estão no núcleo de um plano multibilionário para revolucionar a aviação -- dispositivos de GPS usados por motoristas, ciclistas e iatistas (entre outros) podem também ser afetados.

Esse relatório obriga o governo Obama a ter que tomar uma decisão salomônica (*) entre duas de suas mais diletas, ambiciosas e caras iniciativas. O presidente americano prometeu tornar o acesso à Internet disponível a todos os americanos, mesmo que a sua administração tivesse forçado as empresas aéreas a investir bilhões de dólares na instalação de equipamentos baseados no GPS. A Comissão Federal de Comunicações dos EUA emitiu em janeiro uma renúncia fiscal para permitir que a empresa LightSquared, baseada em Reston (Virginia), desenvolvesse um sistema de comunicações de banda larga de 14 bilhões de dólares adjacente à largura de banda ou faixa (bandwidth) usada nos protocolos ou atividades de GPS. A proposta da LightSquared para uma rede de 40.000 transmissores em terra , operando em conjunto com um satélite, aumentará dramaticamente o alcance e a versatilidade do sistema, mas os transmissores dominarão/superarão as transmissões de GPS afirma um relatório da Comissão Rádio-Técnica para Aeronáutica (RTCA, em inglês). "A expectativa é de que o impacto da instalação da LightSquared seja a perda completa da função receptora do GPS", diz a RTCA.

(*) Decisão salomônica (ou "justiça do Rei Salomão") -- descrita no Livro dos Reis da Bíblia, relata o caso de duas prostitutas levadas à presença do Rei Salomão, terceiro rei de Israel. Ambas tiveram um bebê e moravam juntas; na primeira note, um dos bebês morreu porque sua mãe dormira sobre ele. Sem que a outra mãe percebesse, e sem qualquer testemunha, ela trocou seu bebê morto pelo da outra prostituta. Esta última, quando acordou de noite para amamentar o filho encontrou um bebê morto. Como as duas mães reivindicavam o mesmo filho, Salomão mandou que ele fosse dividido ao meio pela espada -- mas a mãe verdadeira implorou então ao rei que mantivesse o bebê vivo, pois ela o cedia à outra mulher, que disse: "nem meu, nem seu: que seja dividido". Salomão proferiu então sua famosa sentença: "dai o menino vivo à primeira mulher, não o mateis, porque ela é sua verdadeira mãe".

Um comentário:

  1. Reproduzo abaixo o comentário que me foi enviado pelo dileto amigo Sergio Levy e que, por razão ainda desconhecida, não entrou pela via normal:

    Amigo VASCO:

    Não me parece que ocorra uma incompatibilidade entre o GPS e o Sistema Terrestre.

    Do GPS, recebemos sinais vindos do espaço, vale dizer dos 24 satélites em órbita.Os sinais Vêm de CIMA PARA BAIXO. Em uma rede terrestre, os sinais são transmitidos quase em um plano paralelo à superfície terrestre.

    Ora, as antenas de cada sistema são orientadas para receber os sinais que lhe são próprios.

    Pode acontecer de uma definição de frequencias

    para uso em ambos os sistemas tenha sido equivocada, o que pode causar interferência entre os sistemas Acho difícil.

    Seguramente o espectro eletromagnético dos Estados Unidos é um dos mais congestionados do mundo. Acho que o Federal Communications Comission

    (FCC) não iria cometer erro tão grosseiro.

    Só se copiaram os vícios de um certo país latino-americano, onde essas atividades são dadas a politicos de um certo partido.

    ResponderExcluir