sábado, 25 de junho de 2011

Câncer de próstata: fumar aumenta o risco de recaída e de morte

Homens fumantes, portadores de câncer de próstata, têm nitidamente um risco maior de reaparecimento do tumor após o tratamento e também de morrer, segundo um estudo publicado na terça-feira nos EUA. O fato de fumar reforça a gravidade do câncer de próstata e aumenta os riscos de reincidência do tumor e de morte do paciente, incluindo neste caso doenças cardiovasculares.  Esse estudo, feito com 5.366 homens com câncer de próstata entre 1986 e 2006, mostra que os fumantes têm 61% de reincidência de tumor e de morte do que os pacientes que nunca fumaram.

"Tomados em conjunto, os dados desse estudo reforçam a ideia de que o fumo aumenta o risco de avanço do câncer de próstata", diz a pesquisadora Dra. Stacey Kenfield, principal autora do estudo publicado no Journal of the American Medical Association da semana de 22 a 29 de junho corrente e pesquisadora da Universidade de Saúde Pública de Harvard (Massachusetts, EUA). Os fumantes diagnosticados com câncer de próstata sem metástase têm igualmente 80% mais de risco de morrer de um câncer generalizado do que os não fumantes, afirmam ainda os autores desse estudo.

Em compensação, os homens atingidos por esse câncer que deixaram de fumar dez anos antes do diagnóstico tiveram seu risco de mortalidade reduzido ao mesmo nível do dos não fumantes. O mesmo não ocorreu com os portadores do mesmo câncer que deixaram de fumar menos de dez anos antes do diagnóstico e que não tinham consumido mais do que 20 maços por ano.

O câncer de próstata atinge um em cada seis americanos -- é a segunda maior causa de mortalidade entre os homens com câncer nos EUA. Cerca de 16 milhões de homens sobrevivem a esse câncer no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário