- Projeto inclui o Observatório Nacional (ON) entre os principais centros de pesquisa geofísica do mundo -- O ON inaugurou ontem (3/6) o primeiro Pool de Equipamentos Geofísicos do Brasil (Peg-Br), o que leva a instituição a situar-se entre os principais centros de geofísica do mundo. O Peg-Br recebeu investimentos de R$ 14 milhões da Petrobras. Fontes esclareceu, porém, que o projeto não se destina a atender só à estatal.
- Proteína microbacteriana pode preservar tecidos e órgãos -- Pesquisa realizada no Laboratório de Imunologia Celular e Molecular do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS (IPB) pode ajudar a dar mais segurança nos transplantes. Equipe liderada pela professora Cristina Bonorino descobriu que a proteína micobacteriana Hsp70 tem potencial na preservação de tecidos e órgãos.
- Biotecnologia para a cana -- Um estudo realizado por cientistas ligados ao Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) confirmou – pela primeira vez em cultivares comerciais de cana-de-açúcar – que os genes associados ao teor de sacarose apresentam alterações de acordo com o potencial de rendimento de biomassa da planta. Publicado na revista Plant Biotechnology Journal, o trabalho teve impacto importante na comunidade científica internacional e foi considerado “artigo altamente acessado” pelo periódico. A publicação foi feita em fevereiro e, em abril, os editores já comemoraram a marca de 1,6 mil downloads contabilizados.
sábado, 4 de junho de 2011
Avanços da ciência, aqui e lá fora (65)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário