terça-feira, 23 de outubro de 2012

Um quinto dos franceses não toma banho todos os dias, diz pesquisa

Um quinto dos franceses resolveu assumir a fama nacional de não ser fã da hora do banho. A pesquisa, feita pela empresa de produtos de higiente Tork, entrevistou 1000 pessoas e mostrou que dentro deste grupo, 3,5% fogem da chuveirada mais de uma vez por semana.

Os dados só pioram quando o assunto é lavar as mãos. Do grupo pesquisado, 20% admitiu não lavar as mãos antes do jantar, 12,5% pulam a visita até a pia depois de ir ao banheiro. O pior dos dados é que 55% não limpam as mãos nem depois de usar o transporte público.

A hora em que os franceses são mais higiênicos é quando vão cozinhar: 86,6% dizem que lavam as mãos automaticamentes antes de cozinhar. 

[A pesquisa da Tork, feita em conjunto com a empresa suiça de marketing direto BVA (que absolutamente nada tem a ver com o banco brasileiro BVA, que acaba de ser objeto de intervenção do Banco Central), está disponível em Etude BVA – Tork 55 % des français ne se lavent pas ...

A pesquisa diz que a lavagem das mãos não é sempre uma prioridade para os franceses, ainda que 21,4% deles lavem as mãos 10 vezes por dia [será?...] -- no entanto, mesmo em certas situações que requerem hábitos de higiene indispensáveis, a lavagem das mãos é relegada a segundo plano. A taxa de 55% de pessoas que não lavam as mãos sistematicamente depois de usar o transporte público é paradoxal, porque a maioria dos franceses (54%) considera o balaústre ou barra de apoio do metrô ou dos ônibus o objeto mais sujo de sua vida quotidiana. A pesquisa mostra, entretanto, que os habitantes da Ilha de França [no centro da qual está Paris] são os mais preocupados com isso, pois 57% deles lavam as mãos cada vez que usam um transporte público. 

Outra constatação surpreendente é que mais de 1 francês em 5 não lava  sistematicamente as mãos antes das refeições. Este comportamento é muito mais forte entre os franceses na faixa de 18 a 34 anos, pois 43% deles admitiram ter esse mau hábito.  No entanto, como dito no início da postagem, os franceses são mais sérios e higiênicos quando se trata de cozinhar, pois 86% deles disseram lavar as mãos sistematicamente antes de cozinhar.

12,5% dos franceses não lavam as mãos depois de usar o banheiro.

A pesquisa mostra que o banho não desfruta de estima nos lares franceses: quer seja por razão ecológica [bela desculpa!...], quer seja para economizar dinheiro, os franceses não são apreciadores do banho -- 61% deles não tomam banho frequentemente. Apenas 18% tomam banho uma vez por semana, esta tendência sendo mais forte entre as mulheres [vixe Maria!].  

O chuveiro não é um hábito de higiene sistemático para todos os franceses -- 20% deles não tomam senão uma chuveirada a cada dois dias, ou nem isso; 3,5% dos franceses não se ducham mais que uma vez por semana, enquanto 11,5% deles se ducham várias vezes ao dia. O estudo mostra um ligeira diferença entre homens e mulheres, estas últimas mais propensar a uma chuveirada por dia (71,7% das mulheres contra 63,3% dos homens). Entre as pessoas com 65 anos ou mais, 40% não tomam uma chuveirada diariamente.

A limpeza dos banheiros não é posta de lado nos lares franceses: um terço (34,6%) da população os limpa diariamente,  19% o faz a cada 2 dias e 26,4%, uma vez por semana. Outra conclusão do estudo é que a preocupação com a higiene dos banheiros cresce com a idade: enquanto entre os mais jovens (de 18 a 34 anos (18,9%) ela não é um hábito quotidiano, ela cresce importância na faixa entre 50 e 64 anos (44,9%) e mais ainda entre os maiores de 65 anos (58,7%).

Comentários pessoais meus -- Quem já teve a inesquecível experiência de usar o metrô de Paris em um dia de calor não esquece jamais o bodum reinante. 

A fama do "desapego" francês com a higiene pessoal é imortalizada na frase atribuída a Napoleão Bonaparte em carta à sua amada Joséphine de Beauharnais, quando ainda em campanha militar no Egito: "Ne te lave pas, j' arrive" ("Não te laves, estou a caminho"). 

E uma outra história folclórica, não mais exclusiva dos franceses mas europeia, é que a "invenção" do buquê das noivas em maio não teria nada de romântica -- na realidade, o perfume das flores servia para disfarçar o "CC" das mulheres ...]   

Nenhum comentário:

Postar um comentário