sábado, 20 de outubro de 2012

Apple pode ser obrigada a revelar dados usados contra Samsung

A utilização de dados financeiros guardados em segredo pela Apple no julgamento que condenou a Samsung por violação de patentes rendeu US$ 1,05 bilhão em indenizações para a fabricante do iPhone. Mas, agora, a juíza responsável pelo caso quer que a empresa revele essas informações.

Para Lucy Koh, que julgou a ação, o grupo tem que escolher dois caminhos: ou revela os números que mantém como confidenciais ou não pode utilizá-los para ganhar o processo. Os dados incluem vendas de produtos específicos, além de receitas, lucro, margens e custos de cada unidade.  Koh lembra que as exigências da Apple mudam o mercado de telefonia celular. “A moção quer banir a venda de 26 produtos da Samsung que já estão no mercado há um bom tempo e também pede US$ 535 milhões adicionais em ressarcimento”, explica a juíza. “Esses pedidos têm efeito profundo na indústria, nos consumidores e no público em geral".

A juíza afirma que as razões da empresa teriam de ser muito sólidas para manter os dados confidenciais. Mas ela acredita que elas, na verdade, não o são. O argumento principal da companhia é que revelar os números daria uma vantagem competitiva a seus rivais, mas esse motivo já não parece suficiente.
Ao mesmo tempo, Koh garantiu a confidencialidade temporária dos documentos. Mesmo assim, agora a Apple começa a temer que tenha que  divulgar esses dados em breve. Uma má notícia para a companhia, mas ótima para investidores e analistas, que tentam adivinhar os números há muito tempo.

A juíza Lucy Koh, do julgamento Apple x Samsung - (Foto: Divulgação).




Nenhum comentário:

Postar um comentário