[No dia 10 de outubro fiz postagem e protesto relativos à anunciada política da Telefônica/Vivo de vender para outras empresas do país os dados sobre hábitos de comportamento de seus clientes. Notícia publicada no site do Globo ontem à noite, e reproduzida a seguir, nos dá a importante notícia de que o Ministério da Justiça fez notificação à Telefônica/Vivo sobre essa iniciativa.]
A
Telefônica/Vivo foi notificada nesta quinta-feira pelo Departamento de
Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor
(Senacon) do Ministério da Justiça para apresentar informações claras
sobre o lançamento do Smart Steps (Passos Inteligentes). O aplicatico é
um serviço para comercializar dados do comportamento de consumidores da
telefonia móvel da operadora. O Brasil foi escolhido para ser o pioneiro
nos testes do aplicativo. Com data marcada para
ser implementada em novembro, a proposta do serviço é possibilitar a
coleta, utilização e comercialização de informações referentes à
localização dos consumidores em determinados dias e horários.
A
notificação questiona de que forma a iniciativa atende aos direitos dos
consumidores, tanto na escolha livre e efetiva em ter os hábitos
monitorados e comercializados, como na consideração de eventuais riscos
relacionados à segurança da informação e à transparência efetiva do
processo ao consumidor.
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