domingo, 1 de janeiro de 2012

Embraer deve fechar em 2012 as parcerias para seu novo avião

O texto a seguir é de reportagem publicada ontem (31/12) pela Folha de S. Paulo, disponível apenas para leitores e assinantes do jornal.

A Embraer espera terminar em 2012 a "fase de definição conjunta" (joint definition phase) dos principais sistemas do seu maior projeto de avião, a aeronave de transporte e reabastecimento aéreo KC-390 completando a lista de empresas parceiras e fornecedoras. Trata-se do primeiro projeto multinacional na área de aviação em que uma empresa brasileira é a principal envolvida. A Embraer participou com duas empresas italianas do desenvolvimento do avião de ataque AMX, mas era a parceira menor.

Já passam de 20 os principais parceiros e fornecedores já definidos, nacionais e internacionais. Os últimos a serem anunciados foram duas empresas de Portugal. A Embraer Defesa e Segurança e as empresas OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal) e EEA (Empresa de Engenharia Aeronáutica) assinaram contratos de parceria, em 14 de dezembro, para o programa KC-390. A EEA projetará componentes que serão fabricados na OGMA, uma subsidiária da Embraer.

Outro importante parceiro europeu é a empresa tcheca Aero Vodochody, que também participa da fase de definição conjunta dos parâmetros do avião e fornecerá uma seção da fuselagem traseira, as portas para tripulação e paraquedistas, além de escotilhas e o bordo de ataque fixo das asas. "O envolvimento desses países é importante para a expansão do KC-390", diz Luiz Varlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa e Segurança. Os acordos com tchecos e portugueses "abrem as portas para o KC-390 no mercado europeu", diz ele.

O setor de defesa e segurança aumentou sua participação na receita da Embraer de 6% em 2006 para 14% em 2011, segundo Aguiar.

Outro parceiro já definido é a Fábrica Argentina de Aviones (FA de A). Os argentinos fabricarão "spoilers" (superfícies móveis na asa para controle de sustentação), portas do trem de pouso do nariz, porta da rampa, carenagem dos flapes, cone de cauda e armário eletrônico. A Embraer estima que o primeiro KC-390 deverá ser construído em 2013, com o primeiro voo em 2014. Está prevista a produção inicial de 28 aviões para a Força Aérea Brasileira (FAB), oito para a argentina e dois para a tcheca. "Mas já temos carta de intenção para 60 aeronaves", disse o presidente da Embraer Defesa e Segurança. Os outros países interessados no avião de transporte são Chile (seis aeronaves), Portugal (seis) e Colômbia (doze).

A Aero Vodochody colabora com a Força Aérea Tcheca há 80 anos; a FA de Argentina também tem uma história antiga, tendo fabricado o avião de ataque leve Pucará, usado na guerra das Falkland/Malvinas em 1982. Como a Colômbia e o Chile já sinalizaram intenção de compra desses aviõers, é provável que indústrias desses países entrem na cadeia produtiva do KC-390.

Em um workshop recente em S. José dos Campos, onde é sediada a Embraer, cerca de 80 empresas brasileiras e a FAB discutiram a integração da indústria nacional na produção do novo avião. Estima-se que o índice de nacionalização da aeronave atinja 60% -- ou 80% se tirado o motor, que o Brasil não fabrica e responde por cerca de um terço do custo total.

O KC-390 é um jato de dois motores, mas foi projetado para substituir o popular quadrimotor turboelice Hercules C-130 americano, um dos mais utilizados no mundo, inclusive pela FAB. A escolha do motor, anunciada em julho passado, foi um dos marcos mais importantes da fase de definição. Foi escolhido um motor robusto e confiável -- mais de 5.500 modelos já foram fabricados e operam em 70 países -- o V2500-E5, do consórcio multinacional International Aero Engines, formado por Pratt&Whitney (EUA), Rolls Royce (Reino Unido), Japanese Aeroengine Corporation (Japão), e MTU Aero Engines (Alemanha).

Concepção do KC-390 - (Imagem: Embraer).

PARCEIROS E FORNECEDORES PARA O PROJETO KC-390

EMPRESA                            PAÍS           EQUIPAMENTO

1.DRS Defense Solutions      EUA           Sistema de manuseio e lançamento de
                                                          carga
2.ELEB                               Brasil         Sistemas de trem de pouso
3.FA de A                           Argentina   Spoilers, portas do trem de pouso
                                                          do nariz, porta da rampa, carenagem 
                                                          dos flapes, cone de cauda e armário
                                                          eletrônico
4.Aero Vodochody             Rep. Tcheca  Aeroestruturas (ver texto da 
                                                          reportagem)
5.Liebherr-Aerospace          França        Sistemas de controle ambiental e
                                                          pressão da cabine
6.Esterline Control Systems  EUA          Sistema de automanete
7.Messier-Bugatti Dowty      França       Sistemas de rodas, freios, retração e
                                                          extensão do trem de pouso, e conjunto
                                                          hidráulico do controle direcional em
                                                          solo
8.International Aero Engines (ver texto da reportagem) Motores
9.BAE Systems                  Reino Unido  Hardware, software embarcado, 
                                                          projeto de sistemas e suporte à
                                                          integração para comandos de voos
10.Goodrich Corp.               EUA           Atuadores eletro-hidrostáticos,
                                                          atuadores hidrostáticos com reserva
                                                          elétrica, eletrônica dos atuadores e 
                                                          controles elétricos para o sistema
                                                          primário de comandos de voo
11.Rockwell Collins              EUA           Sistema de aviônicos
12.Cobham                       Reino Unido  Pods de reabastecimento em voo
13.AEL Sistemas                 Brasil          Computador de missão
14.Selex Galileo                  Itália          Sistema de radar de missão
15.Hispano-Suiza                França        Sistema emergencial de geração de
                                                           energia
16.AEL Sistemas                 Brasil          Sistemas de autoproteção; de 
                                                           de contramedidas direcionais
                                                           infravermelho; e de orientação do
                                                           piloto 
17.LMI Aerospace                EUA            Projeto e montagem dos slats (parte 
                                                           da asa
18.Fischer+Entwicklungen   Alemanha    Assentos dos pilotos e do mestre de
                                                           carga
19.Survitec Group               Irlanda        Bote salva-vidas
20.OGMA                            Portugal      Fabricação de componentes metálicos
                                                           e/ou de materiais compósitos
21.EEA                                Portugal     Projeto de engenharia de componentes


                                                         

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