[O texto abaixo é da autoria de Elio Gaspari e foi publicado hoje no jornal O Globo.
O que estiver entre colchetes e em itálico é de minha responsabilidade.]
Doutora Dilma, chame Xi Jinping
Elio Gaspari - O Globo, 17/4/2013
Em setembro de 2012 houve um acidente de trem na cidade chinesa de Xian e
o chefe do serviço de segurança do trabalho da região foi fotografado
rindo. Em seguida, um blogueiro mostrou que o companheiro Yang Dacai
tinha uma coleção de relógios, inclusive um patacão Constantin de 30 mil
dólares. Dacai foi demitido e mandado ao ostracismo. Construir
ferrovias pode ser um bom negócio, mas cuidar dos seus contratos é um
ofício mais lucrativo e menos trabalhoso. Na China, o mandarim que
cuidava disso acabou na cadeia. Seu irmão, que faturara US$ 50 milhões
em mimos, cumpre uma pena de 16 anos.
O repórter André Borges acaba de expor o descalabro da ferrovia
Norte-Sul. É a sétima obra de transporte mais cara do planeta [ver aqui]. Lançada
em 1987, em tese ligaria o Pará ao Rio Grande do Sul. Só no governo de
Lula essa linha comeu R$ 4,2 bilhões no trecho de Palmas (TO) a Anápolis
(GO). Ela deveria ter sido entregue em 2008. A empreitada teve 17
aditivos e liga o nada a coisa nenhuma. Há nela túneis prontos sem malha
e pastos no leito. O Tribunal de Contas achou 280 quilômetros
inacabados, porém considerados entregues. Isso e mais R$ 27 milhões
superfaturados. Em 2011 o Ministério Público acusou o doutor José
Francisco das Neves (“pode me chamar de Juquinha”), presidente da
estatal encarregada da ferrovia, de ter desviado R$ 71 milhões em 105
quilômetros da Norte-Sul. (Rodava a R$ 676 mil por quilômetro.)
Juquinha foi demitido em 2011 e, no ano seguinte, posto na cadeia por
poucos dias. De 2003 a 2007, o doutor tomou conta do projeto do
trem-bala. Felizmente, o Padre Eterno ainda não deixou que se tirasse
esse trem do papel. Custaria R$ 19 bilhões, sem dinheiro da Viúva.
Estima-se que venha a custar R$ 50 bilhões, com a boa senhora bancando a
iniciativa. O trem-bala não existe, mas já criou uma estatal. A única
coisa que seus transportecas conseguiram foi anunciar leilões
fracassados, gastando pelo menos R$ 63,5 milhões. A folha de pagamento
da empresa tem 151 pessoas. Há pouco a doutora Dilma devolveu o
Ministério dos Transportes ao Partido da República, de cuja cota de
poder saiu Juquinha. [Ver postagem anterior sobre o nosso trem-bala.]
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