domingo, 1 de maio de 2011

Caças americanos são eliminados em concorrência bilionária na Índia

Apesar do empenho de Obama, os EUA sofreram um enorme e imprevisto revés na concorrência de 10 bilhões de dólares aberta pela Índia para o fornecimento de caças a jato, com a eliminação da Boeing e da Lockheed Martin da lista de competidores. O ministro da Defesa indiano, Sitanshu Kar, informou à CNN que permaneceram na disputa o caça multinacional europeu Eurofighter e o fabricante francês Dassault Aviation. Disse ele ainda que o processo para essa aquisição de aviões de combate de nova geração poderá estar concluído no final do corrente ano fiscal. A decisão indiana em relação aos fabricantes americanos surge praticamente cinco meses após a visita de Obama à Índia.

O atual embaixador americano em Nova Delhi, Timothy Roemer (que anunciou sua decisão de deixar o posto em junho, por razões "pessoais, profissionais e familiares") afirmou que os EUA estão "profundamente decepcionados" com a anunciada decisão indiana. Leia mais.

Cabe lembrar que a Boeing concorre também ao fornecimento de 36 caças à FAB, numa concorrência já adiada por duas vezes (a última já por Dilma), e a notícia vazada ainda no governo Lula (o Nosso Pinóquio Acrobata) era de que o caça francês teria a preferência brasileira -- Dilma teria decidido, além do adiamento da concorrência, retomar a análise de todas as propostas -- recentemente os russos declararam que seu caça Su-35, eliminado na primeira avaliação das propostas, seria readmitido na concorrência da FAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário