quarta-feira, 18 de maio de 2011

A prisão americana em que está DSK, o chefe do FMI

Dominique Strauss-Khan, o DSK, por enquanto ainda chefe do FMI, detido em Nova  Iorque sob a acusação de abuso sexual contra uma camareira do hotel em que estava na cidade, está desde o dia 15 deste encarcerado na prisão de Rikers Island, em Nova Iorque, um das maiores penitenciárias do mundo e também uma das mais perigosas. Construída em 1930, essa prisão conta hoje com cerca de 15.000 detentos, um recorde mundial ou quase isso -- trabalham nela 7.000 guardas e 1.500 empregados civis.

Rikers Island é um gigantesco complexo penitenciário, com uma dezena de prédios, localizado em uma ilha entre os bairros de Bronx e Queens, e é considerado um "lugar de desolação", segundo várias testemunhas e ex-detentos. Ainda que em baixa desde o final dos anos 1990, apresenta alto índice de criminalidade e de agressões. Por isso, DSK foi alojado numa área especial da prisão, a Ala Oeste, onde ficam geralmente os doentes e as celebridades. Ali, DSK ocupa uma cela individual de 12m² e está completamente isolado dos outros detentos, para "evitar um eventual risco de agressão, devido à sua fama" -- fora isso, ele é tratado como qualquer outro preso. Ele foi revistado e fotografado nu quando chegou à prisão, e está sujeito a um regime de visitas limitadas. Ele estaria sob "vigilância contra suicídio", e é obrigado a usar uniforme carcerário e sapatos sem cordões.

Um "grande júri", ou seja um grupo de acusação com 16 a 23 jurados do povo, deve reunir-se até o dia 19 deste para analisar as provas de acusação -- essa reunião será secreta e sem a presença de um juiz, para decidir sobre a inculpação de DSK. Se isto ocorrer, ele deverá comparecer ante um juiz de primeira instância da Corte Suprema de Nova Iorque, para formalização de sua inculpação -- essa audiência está programada para amanhã, quinta-feira, diz o site francês L'Actualité.
Uma visão global do complexo penitenciário de Rikers Island (Bing Maps).
Vista áerea da ala onde está DSK (Bing Maps).

Nenhum comentário:

Postar um comentário